Tempo
|
A+ / A-

Liga dos Bombeiros pede "inquérito rigoroso" após falha da Proteção Civil

16 dez, 2018 - 19:09

Jaime Marta Soares crítica o trabalho da Proteção Civil e pede "responsabilidades políticas".

A+ / A-

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, pediu este domingo um "inquérito rigoroso" à queda de um helicóptero do NEM, apontando falhas na intervenção da Proteção Civil.

"Penso que nos assiste esse direito, a nós, Liga dos Bombeiros Portugueses, por todo um conjunto de situações que não estão bem esclarecidas, pedir que se faça um inquérito rigoroso a este acidente", disse Jaime Marta Soares, em declarações à agência Lusa, acrescentando que já fez esta solicitação durante a madrugada ao secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

Notando que os bombeiros de Valongo foram acionados pelas 20h35, tendo-se dirigido imediatamente ao local juntamente com 22 elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR e 30 membros do INEM, o responsável relatou que "só às 22h30 é que o CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] do Porto pediu a sua viatura de comunicações e comando" e que "o senhor CODIS [Comandante Operacional Distrital de Socorro] do Porto só chegou às 23h00 ao local das operações", altura em que "a operação já ia a mais de 90%".

"A ANPC falhou"

"Quero dizer com isto que a ANPC falhou e quero que isso seja apurado: as responsabilidades técnico-operacionais e as responsabilidades políticas de quem falhou em relação a esta situação", vincou.

Falando numa "confusão muito grande" na mobilização de meios, nomeadamente por parte das estruturas da ANPC, Jaime Marta Soares referiu que a investigação "tem de dizer a que horas transmitiram [o desaparecimento do helicóptero] para a autoridade, porque é que os CDOS do Porto, Braga e Vila Real não atenderam e porque é que demorou tanto a instalação".

"Certo é que, mesmo que o CODIS tivesse ido mais cedo - uma hora, duas ou três antes -, não resolveria nada porque as pessoas tiveram morte imediata, logo que bateram", admitiu, vincando, contudo, que "não é uma questão disso", mas sim "de as coisas ficarem bem claras em relação à intervenção de cada um".

Em relação à intervenção dos bombeiros, das equipas do INEM e do GIPS, Jaime Marta Soares destacou o "grande trabalho das forças que estavam no terreno".

"Foi sempre feito num acesso complexo, difícil, num acesso que obrigou até a riscos da própria vida porque chovia torrencialmente e o terreno estava escorregadio", apontou.

E reforçou: "Fizemos [bombeiros] a nossa parte e, se houve falhas - que entendemos que existiram -, temos de verificar o papel das estruturas da ANPC no meio de tudo isto".

A queda de um helicóptero do INEM, ao final da tarde de sábado, no concelho de Valongo, distrito do Porto, causou a morte aos quatro ocupantes.

A bordo do aparelho seguiam dois pilotos e uma equipa médica, composta por médico e enfermeira.

O Governo determinou à Proteção Civil a abertura de um "inquérito técnico urgente" ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas relativamente ao acidente com o helicóptero.

A avaliação preliminar dos destroços indica que a queda da aeronave aconteceu na sequência da colisão com uma antena emissora existente na zona, segundo o gabinete que investiga acidentes aéreos.

A aeronave em causa é uma Agusta A109S, operada pela empresa Babcock, e regressava à sua base, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, após ter realizado uma missão de emergência médica de transporte de uma doente grave para o Hospital de Santo António, no Porto.

Nas declarações à Lusa, Jaime Marta Soares manifestou ainda os "sentidos pêsames aos familiares das vítimas", uma das quais, a enfermeira, tinha sido bombeira.

A Liga tem estado envolvida num conflito com o Governo após ter anunciado que iria deixar de participar na estrutura da ANPC.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nelo
    16 dez, 2018 Medas 20:54
    O senhor Jaime Marta Soares já sabe a causa da morte dos ocupantes? Eu ainda não vi nenhuma notícia que desse conta da decisão do Instituto de Medicina Legal...

Destaques V+