Tempo
|
A+ / A-

Avaliação preliminar indica que helicóptero do INEM colidiu com antena

16 dez, 2018 - 13:22

Gabinete que investiga acidentes aéreos divulgou as primeiras conclusões da avaliação aos destroços. O serviço assegurado pelo helicóptero do INEM que caiu será reposto nos próximos dias.

A+ / A-

A avaliação preliminar dos destroços do helicóptero do INEM acidentado no sábado indica que a queda da aeronave aconteceu na sequência da colisão com uma antena emissora existente na zona, afirma o gabinete que investiga acidentes aéreos, numa nota enviada este domingo à agência Lusa.

“Essa colisão pode ter tido origem em diversas causas possíveis, o que apenas após a reunião de toda a informação necessária e no decurso do aprofundamento do processo de investigação poderá ser devidamente esclarecido”, acrescentou o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

Ainda segundo o GPIAAF, as informações recolhidas até ao momento indicam que a aeronave “não estava equipada com dispositivo de registo de dados de voo”, o que não era obrigatório, mas vai provocar “um maior grau de incerteza e de morosidade” na investigação do acidente.

Os trabalhos de investigação no terreno iniciaram-se na manhã deste domingo, assim que foi possível aos investigadores aceder ao local, mas a recolha de evidências “é demorada atendendo ao elevado grau de destruição da aeronave”, disse o gabinete que investiga acidentes aéreos, realçando que a recolha ocorre em condições difíceis devido à localização e orografia na zona.

No comunicado, o GPIAAF manifestou “as sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas do acidente” e afirmou estar “a desenvolver todas as atividades necessárias para a investigação de segurança do acidente”.

O GPIAAF prevê emitir, no prazo de 72 horas, uma Nota Informativa de Acidente com Aeronave, dando conta dos factos imediatos confirmados até então, assim como informação sobre o processo da investigação de segurança a realizar.

Serviço assegurado pelo helicóptero será reposto nos próximos dias

A empresa à qual o INEM tem contratado o serviço de helitransporte de emergência irá repor nos “próximos dias” o serviço efetuado pelo helicóptero que caiu no sábado em Valongo, avançou à agência Lusa o Instituto Nacional de Emergência Médica.

“Importa neste momento tranquilizar as pessoas, recordando que o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) é redundante e que os meios de emergência disponíveis funcionam numa lógica de complementaridade para prestar sempre uma resposta célere e eficiente a quem precisa de cuidados de emergência médica pré-hospitalar”, sublinha.

O INEM explica que, quando algum meio está inoperacional por algum motivo, recorre a outros meios de emergência do Sistema Integrado de Emergência Médica.

Neste caso, o INEM continua a contar com três helicópteros exclusivamente dedicados à emergência médica pré-hospitalar e que, em caso de necessidade, atuam em qualquer ponto do país, “para além da rede robusta de outros meios de Suporte Avançado (Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação), Imediato (Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida) e Básico (Ambulâncias do INEM e dos seus parceiros Bombeiros e CVP, e Motociclos de Emergência) de Vida”.

A queda de um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), ao final da tarde de sábado, no concelho de Valongo, distrito do Porto, causou a morte aos quatro ocupantes. A bordo do aparelho seguiam dois pilotos e uma equipa médica, composta por médico e enfermeira.

O ministro da Administração Interna determinou à Proteção Civil a abertura de um “inquérito técnico urgente” ao funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas relativamente ao acidente com o helicóptero do INEM.

A aeronave em causa é uma Agusta A109S, operada pela empresa Babcock, e regressava à sua base, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, após ter realizado uma missão de emergência médica de transporte de uma doente grave para o Hospital de Santo António, no Porto.

Este é o acidente aéreo mais grave ocorrido este ano em Portugal, elevando para seis o número de vítimas mortais em acidentes com aeronaves desde janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lv
    16 dez, 2018 Loures 18:19
    Ainda não está averiguado o que aconteceu, mas já muitos bandalhos disparam culpas por todos os lados!
  • fanã
    16 dez, 2018 aveiro 17:49
    A Antena de telecomunicações .........não tinha sinalização luminosa nocturna ?????............ estranho !!!!!!

Destaques V+