Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tragédia no INEM. As duas horas por explicar entre o desaparecimento e o socorro

16 dez, 2018 - 10:32 • Redação

Investigações vão ter de explicar o porquê de serem necessários 120 minutos para que as autoridades avançassem para o terreno.

A+ / A-

Veja também:


As duas horas de hiato entre o momento de desaparecimento do helicóptero do INEM e o avanço do socorro para o local do acidente estão ainda envoltas em muitas dúvidas. Este período será um dos pontos fulcrais das investigações que começaram este domingo, na serra de Valongo.

Até ao momento não há explicações para que a hora do desaparecimento do aparelho do radar na zona de Valongo tenha ocorrido por volta das 18h30, e o alerta à Autoridade Nacional de Proteção Civil só ter chegado às 20h15.

O secretário de estado da Proteção Civil, José Artur Neves, confirma que haverá "um conjunto de entidades que investigarão o que se passou para apurar eventuais responsabilidades, desde logo, o facto de a própria aeronave não ter emitido um sinal como deveria ter emitido".

José Artur Neves não quis confirmar se houve uma chamada para o 112 às 18h45 a dar conta do acidente e voltou a remeter para futuras averiguações qualquer explicação.

O governante deixou, no entanto, a certeza que "tudo funcionou como deveria ser: chegou a indicação ao comando de operações do distrito e, de imediato, foram mobilizados os meios para o terreno".

O helicóptero, em que seguiam o médico espanhol Luis Vega, a enfermeira Daniela Silva, o piloto João Lima e o co-piloto Luís Rosindo, saiu de Macedo de Cavaleiros pouco depois das 15h00. O transporte da doente de 73 anos, ao Hospital de S. João, no Porto, terminou pouco depois das18h00 .

Segundo o Observador, as más condições climatéricas não permitiam que o voo se fizesse em segurança àquela hora. Por isso, o médico e enfermeira terão comunicado que ficavam estacionados no heliporto de Massarelos, no Porto, à espera de melhores condições meteorológicas.

Não o fizeram e acabaram por decidir voar. O facto de não o terem comunicado ao INEM dificultou a compreensão do acidente e o ataque inicial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    16 dez, 2018 Paradise 11:39
    Só duas horas???? À uma da manhã ainda não sabiam onde estavam os destroços!!! E a que horas é que os encontraram?? Os ocupantes morreram no impacto ou morreram por falta de socorro?? A PJ não vai requerer autópsia aos cadáveres??
  • Pedro Nogueira
    16 dez, 2018 VILA NOVA DE GAIA 10:52
    Ainda nao perceberam?? Qual foi a falha na busca quando ligam ao 112 quem vem? O inem ou a protecção civil quem se atrasou foi a proteccao civil nao foi os bombeiros muito antes das 20 15 ja andavam a procura do heli. A comunicação social gosya de dificultar tanto nao sei porque. R.I.P

Destaques V+