Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Movimento dos "coletes amarelos" chega a Israel contra aumento do custo de vida

14 dez, 2018 - 18:27 • Agência Lusa

Está prevista uma subida dos preços em 2019, que está na base dos protestos desta sexta-feira em Telavive.

A+ / A-

Algumas centenas de manifestantes com coletes amarelos e imitando a contestação em França protestaram esta sexta-feira em Telavive e Jerusalém contra o aumento do custo de vida anunciado para 2019.

Respondendo a um apelo nas redes sociais, algumas centenas de pessoas juntaram-se em Telavive e várias dezenas em Jerusalém e mostraram bandeiras israelitas e cartazes denunciando o aumento dos preços, dizendo quererem seguir o exemplo francês.

“A luta contra o aumento do custo de vida apenas começou”, disse à agência France-Presse Azi Nagar, 63 anos, um dos instigadores da manifestação em Jerusalém, perto da residência do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

“Queremos inspirar-nos no modelo francês para obtermos mudanças reais”, disse aquele militante do Partido Trabalhista (oposição).

Em Telavive, 10 manifestantes foram identificados por perturbação da ordem, disse a polícia.

Os israelitas souberam esta semana pela imprensa que os preços dos alimentos, da eletricidade, da água, das comunicações e até os impostos locais vão aumentar no próximo ano, devido à diminuição do valor da moeda local, o shekel, face ao dólar e ao euro.

O ministro das Finanças, Moshe Kahlon, anunciou a criação de uma comissão encarregada de encontrar soluções.

Em 2011, dezenas de milhares de pessoas participaram num movimento de contestação social contra o custo de vida.

Antigo organizador das manifestações de 2011 e agora ligado ao movimento dos “coletes amarelos”, Shay Cohen afirmou ao diário Maariv que “não só nada evoluiu desde 2011, mas a situação ainda se agravou”.

Embora Israel registe um crescimento que faz inveja a muitos países ocidentais, um desemprego muito baixo e uma inflação quase inexistente, 20% da sua população vive abaixo da linha da pobreza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário
    16 dez, 2018 coimbra 12:29
    Esta coisa dos coletes amarelos foi uma grande ideia de algum fabricante destes coletes e se esta moda pega a nível mundial, sem dúvida que estamos na presença de uma cabecinha PENSADORA, pois não lhe vai faltar euritos a lhe cair na carteira. Isto faz-me lembrar aquelas fabricas de velas de cera que não tinham saída e alguém lá da igreja se lembra de pedir ao Zé povinho para pôr uma vela ou mais em cada janela de casa durante não sei quantos dias por causa já não sei de quê e então aquilo é que foi cá uma negociata ! EU QUE SOU UM VELHO CADUCO, já por aqui disse que a troco dos seis ou dez euritos de aumentos nas MILIONÁRIAS PENSÕES como a minha de 470 euritos, vamos comer pela medida grossa com o aumento dos produtos tal como os escravos que ganham o S-M-N. ou pouco mais, pois ainda vamos perder algum e ! ATENÇÃO : Os industriais e outros comerciantes ainda vão ganhar mais, como o tem sido ao longo destes últimos QUARENTA ANOS. MAS QUEM É QUE ACREDITA NESTES XUXALISTAS? OLHEM SÓ PARA UM QUE TOMOU AGORA POSSE de ministro QUE SÓ NO ANO DE 2016 , COITADINHO, SÓ GANHOU UM MILHÃO DE EUROS, CREIO QUE NÃO CONTANDO COM AQUELE QUE NÃO PASSOU RECIBOS ! Ai POVO QUE LAVAS NO RIO !!!!!!!! isto não vai lá com coletes amarelos, nem greves Ó ZÉ, que só perdes o teu dia de trabalho e é dinheiro que o Estado mete no bolso e quem se lixa é sempre o MEXILHÃO e o serviço acaba por ser feito na mesma. VERNIZ É O QUE É PERCISO ! Sou mesmo um caduco de velho !

Destaques V+