Tempo
|
A+ / A-

"Bug" no Facebook expõe fotos privadas de 6,8 milhões de utilizadores

14 dez, 2018 - 17:21 • Tiago Palma

Entre 13 e 25 de setembro, a maior rede social do mundo possibilitou que empresas que têm aplicações na plataforma acedessem, sem permissão, a fotografias privadas de 6,8 milhões dos utilizadores. Facebook já assumiu o erro informático.

A+ / A-

É só mais um escândalo de privacidade no Facebook, a juntar a outros mais do passado recente, como a utilização indevida (para influenciar as eleições americanas) pela Cambridge Analytica da informação de 87 milhões de utilizadores, ou, no mês de outubro, o ataque informático que permitiria a "hackers" o acesso a informação pessoal de 29 milhões de utilizadores.

Agora, e segundo avança o Guardian, um erro informático na maior rede social do mundo possibilitou que empresas que têm aplicações na plataforma acedessem, sem permissão, a fotografias privadas dos utilizadores.

O referido “bug”, entretanto assumido pelo Facebook, terá permitido o acesso de 1.500 aplicações (num total de 876 empresas de programação) a conteúdos privados, nomeadamente imagens – algumas delas podem até nunca ter sido publicadas mas somente carregadas no Facebook; outras foram-no apenas nas "stories" dos utilizadores ou no Marketplace –, de sensivelmente 6,8 milhões de pessoas.

A vulnerabilidade, segundo a empresa liderada por Mark Zuckerberg, ocorreu entre 13 e 25 de setembro.

A rede social irá agora notificar as aplicações que acederam indevidamente às fotografias, solicitando que as eliminem. Quanto aos utilizadores afetados, também vão ser notificados em breve, pedindo, entretanto, o Facebook aos mesmos que revejam as permissões de acesso a fotografias que dão a cada aplicação nesta rede social.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+