Tempo
|
A+ / A-

Criança morre de sede depois de ter sido detida na fronteira dos EUA

14 dez, 2018 - 13:54

A rapariga guatemalteca fazia parte de um grupo de 163 pessoa que se renderam depois de terem passado a fronteira ilegalmente. As autoridades querem saber se houve falhas por parte do centro de detenção.

A+ / A-

Uma menina de sete anos morreu de sede e exaustão nos Estados Unidos, depois de ter sido detida com os seus familiares pelos serviços de imigração na fronteira com o México.

A família guatemalteca atravessou a fronteira ilegalmente no dia 6 de dezembro, integrada num grupo de 163 pessoas. O grupo acabou por abordar as autoridades de imigração, para se render, relata o jornal “Washington Post”.

Os nomes da rapariga e dos seus familiares não foram divulgados.

Na manhã do dia 7 de dezembro, já há oito horas num centro de detenção, a criança começou a ter convulsões. A equipa de emergência médica que acorreu ao local encontrou-a com cerca de 41 graus de febre e conduziu-a ao hospital, onde viria a morrer de desidratação e choque, diz o jornal.

A agência que assegura a proteção da fronteira norte-americana costuma fornecer comida e água aos imigrantes ilegais detidos e anunciou que ia abrir um inquérito para averiguar se tinham sido tomadas as medidas corretas neste caso. O hospital onde a menina perdeu a vida não comentou o sucedido.

Na próxima semana está prevista uma audição ao responsável do Departamento de Segurança Interna, que tem jurisdição sobre o caso, e a principal representante do Partido Democrata na comissão judiciária já disse que vai exigir respostas ao que classifica como uma “tragédia”.

A questão da imigração ilegal continua a ser muito sensível nos Estados Unidos. Donald Trump prometeu, durante a sua campanha, ser muito duro para com quem tentasse entrar ilegalmente no país e tem endurecido as medidas de segurança na fronteira.

No verão, a administração prometeu uma política de “tolerância zero”, que incluía a separação de pais e filhos detidos. A medida foi muito polémica e acabou por ser quase totalmente revogada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    28 dez, 2018 10:31
    A pena de morte seria um castigo muito leve para Trump e para a escumalha da CBP e do ICE. E quem os defende não merece ser apelidado de humano.
  • fanã
    16 dez, 2018 aveiro 17:42
    Que dizer ?????..........que dizer ???????????............ sinto-me impotente face aos horrores e dramas humanitários !!!!!!
  • Luís Reis
    14 dez, 2018 Carcavelos 18:18
    Mais uma monstruosidade que viola a Declaração Universal dos Direitos do Homem ao fim de 70 anos de vigência

Destaques V+