Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémio Pessoa 2018 é Miguel Bastos Araújo

14 dez, 2018 - 12:03

O geógrafo é investigador na Universidade de Évora.

A+ / A-

Miguel Bastos Araújo é o Prémio Pessoa 2018. Considerado um dos maiores especialistas mundiais em alterações climáticas e biodiversidade, Miguel Bastos Araújo tem 49 anos, é investigador coordenador convidado na Universidade de Évora, nas áreas da biodiversidade e da biologia evolutiva e ainda professor em Copenhaga e em Londres.

Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa, fez o mestrado em Conservação e o doutoramento em Geografia no University College, em Londres.

O anúncio do Prémio Pessoa 2018 foi feito esta sexta-feira por Francisco Pinto Balsemão, presidente do júri, no Palácio de Seteais, em Sintra.

"O Prémio Pessoa pretende representar uma nova atitude, um novo gesto, no reconhecimento contemporâneo das intervenções culturais e científicas produzidas por portugueses", refere a organização em nota de imprensa.

No discurso de anúncio do vencedor desta 32ª edição, Francisco Pinto Balsemão sublinhou a importância da produção científica de Miguel Bastos Araújo no estudo do impacto das alterações climáticas, uma produção vertida na edição de duas centenas de publicações, um trabalho continuado de formação de novos investigadores e a criação da cátedra de Biodiversidade Rui Nabeiro, um caso raro de mecenato científico em Portugal.

O Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, é uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos.

Presidente felicita Miguel Bastos Araújo
O Presidente da República felicitou o investigador e professor Miguel Bastos Araújo pela atribuição do Prémio Pessoa 2018, considerando que a distinção valoriza um percurso ilustre no estudo do impacto das alterações climáticas globais na biodiversidade.
Marcelo Rebelo de Sousa refere, na página da presidência da República, que o prémio concedido a Miguel Bastos Araújo "se vem juntar a significativos reconhecimentos internacionais, nomeadamente o recentemente anunciado Ernst Haekel Prize 2018, atribuído pela European Ecological Federation.
Sublinha ainda que o investigador português tem tido um papel "muito importante no debate internacional sobre as alterações climáticas globais, contribuindo para vários relatórios nacionais e internacionais sobre o tema e para a sensibilização dos decisores políticos e da cidadania sobre esta matéria da maior importância para o futuro comum" da humanidade.
Nas suas palavras, o percurso de Miguel Bastos Araújo é também um exemplo notável da capacidade de internacionalização dos cientistas portugueses, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo a sua atividade por várias prestigiadas instituições académicas europeias.

"A sua colaboração com a Universidade de Évora mostra como esse processo tem contribuído para o estabelecimento de relações profícuas entres grupos de investigação nacionais e internacionais e para a criação de oportunidades para novas gerações de investigadores portugueses. Por tudo isso, Miguel Bastos Araújo e a Ciência Portuguesa estão de parabéns", conclui Marcelo Rebelo de Sousa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+