Tempo
|
A+ / A-

Morreu a primeira mulher a integrar um Governo em Portugal

14 dez, 2018 - 00:04

Maria Teresa Cárcomo Lobo foi subsecretária da Saúde e Assistência do Governo de Marcello Caetano, entre 1970 e 1973.

A+ / A-

Morreu a primeira mulher a fazer parte de um Governo em Portugal. Maria Teresa Cárcomo Lobo tinha 89 anos e vivia no Brasil.

A notícia foi avançada esta quinta-feira pelo embaixador Francisco Seixas da Costa e já foi confirmada pela Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Maria Teresa Cárcomo Lobo morreu no passado dia 8 de dezembro, mas a notícia só agora foi conhecida.

Licenciada em Direito, Maria Teresa Cárcomo Lobo foi nomeada subsecretária da Saúde e Assistência do Governo de Marcello Caetano, em agosto de 1970, quatro anos antes da Revolução de Abril.

Foi deputada à Assembleia Nacional, integrou o conselho da presidência da Assembleia como presidente da Comissão de Saúde e Assistência e foi condecorada com o grau de Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo.

Maria Teresa Cárcomo Lobo deixou o Governo de Marcello Caetano no verão de 1973. Depois do 25 de abril foi viver para o Brasil, onde chegou a juíza federal do Rio de Janeiro.

Numa mensagem publicada no Facebook, o embaixador Seixas da Costa nota que Portugal teve que esperar até 1970 para ter uma mulher no Governo.

“Recordo bem a novidade, quase "histórica", que a sua nomeação constituiu. Aquela cabeleira enfunada, muito da época, foi uma imagem que encheu então os jornais e a televisão, passando subliminarmente como uma "prova" da "abertura" marcelista”, escreve Seixas da Costa.

A Associação Comercial do Rio de Janeiro manifesta, em comunicado, "enorme tristeza" pela morte da antiga governante portuguesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+