Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sem vaga para ser operado em Lisboa, doente é transferido para hospital de Gaia

13 dez, 2018 - 16:05

Vítima de acidente de trabalho, o homem foi enviado do hospital de Setúbal para o de São José e daí para o Porto.

A+ / A-

Um doente com uma lesão grave numa mão, decorrente de um acidente de trabalho com uma rebarbadora, foi esta quinta-feira enviado do hospital S. José, em Lisboa, para Gaia por avaria de um microscópio e indisponibilidade de outros dois hospitais na capital.

O caso aconteceu na quarta-feira com um homem de 38 anos, com um trauma grave na mão direita que obrigava a uma cirurgia, revela a agência Lusa, citando documentos hospitalares.

O homem foi enviado do hospital de Setúbal para o hospital de São José, onde deu entrada cerca das 18h00. Mas a equipa de cirurgia plástica e reconstrutiva considerou que, "dada a avaria do microscópio CPR e a necessidade de meios de grande ampliação para sucesso cirúrgico", não existia "capacidade para intervenção" naquele hospital, "à semelhança [do que aconteceu] desta semana e semanas anteriores".

O caso foi discutido com o chefe de equipa de urgência e com a direção clínica e foi decidida a transferência do doente "para outra instituição com capacidade para a intervenção", avança a Lusa.

O hospital de S. José tentou transferir o doente para o hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte), que recusou. Depois, foi feita nova tentativa para o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (hospital S. Francisco Xavier), mas esta unidade tinha uma intervenção a decorrer e não pôde também receber o doente.

Pelas 21h00, três horas depois de ter dado entrada em S. José, o serviço de cirurgia plástica e reconstrutiva de Vila Nova de Gaia aceitou receber o doente.

O processo indica que a alta foi decidida às 22h35 – ou seja, quatro horas depois de ter dado entrada no S. José, tendo sido determinada a sua transferência para Gaia.

Segundo disse à agência Lusa um profissional de saúde do hospital de Vila Nova de Gaia, o doente acabou por entrar no bloco operatório em Gaia já depois das 7h00 desta quinta-feira.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+