Tempo
|
A+ / A-

Conselho de ministros aprova expansão dos metros de Lisboa e Porto

13 dez, 2018 - 14:51

Anúncio foi feito em comunicado pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética.

A+ / A-

Foram aprovados esta quinta-feira em Conselho de Ministros os projetos de expansão das empresas Metro do Porto e Metro de Lisboa.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética informa que, no caso do Porto, haverá uma nova linha, a Linha Rosa, a ligar a Casa da Música e São Bento com quatro novas estações subterrâneas - Casas da Música, Galiza, Hospital de Santo António e São Bento.

A essa nova linha de 2,8 quilómetros junta-se a expansão da Linha Amarela, entre Santo Ovídeo e Vila d'Este, com um troço de 3,2 quilómetros e três novas estações - Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila d'Este - acompanhada de um Parque de Material e Oficina nesta última.

Para este alargamento, que deverá decorrer entre o próximo ano e 2023, está previsto um investimento superior a 307 milhões de euros, comparticipados em 107 milhões por fundos comunitários.

Quanto à expansão do Metro de Lisboa, haverá um novo troço de 2 quilómetros entre o Rato e o Cais do Sodré, a chamada linha circula que contempla a construção de duas novas estações, Estrela e Santos. O projeto passa ainda por remodelar as instalações do Cais do Sodré e executar intervenções nos viadutos do Campo Grande, para unir as atuais linhas Verde e Amarela.

O custo total das obras no Metro de Lisboa ascendem aos 210 milhões de euros, 83 milhões deles oriundos de fundos comunitários. Os trabalhos terão início no primeiro semestre de 2019 e também deverão estar concluídos em 2023.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+