Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Acabou a “bazuca monetária” do BCE, mas juros continuam em mínimos históricos

13 dez, 2018 - 13:08 • Sandra Afonso

Em janeiro, avisa conselho dos governadores, arrancará uma nova fase que passa pelo reinvestimento de juros.

A+ / A-

O Banco Central Europeu anunciou esta quinta-feira que vai manter os juros inalterados e em mínimos históricos. No final da última reunião do ano, em que participou Mário Centeno como presidente do Eurogrupo, a instituição avançou também em janeiro arrancará uma nova fase.

Este mês, termina a atual política mensal de compra de dívida, 15 mil milhões mensais. Em 2019, o BCE deixa de comprar ativos, mas passa a reinvestir os juros gerados pela dívida que acumulou, inclusive quando a taxa de referência começar a subir.

“As compras líquidas, no âmbito do programa de compra de ativos, irão terminar em dezembro de 2018. Ao mesmo tempo, pretendemos continuar a reinvestir, na totalidade, os principais pagamentos de ativos adquiridos neste programa, que atinjam as maturidades, por um longo período de tempo, para além da data em que começarmos a subir a taxa de juro de referência do BCE e enquanto for necessário manter condições de liquidez favoráveis e um amplo nível de acomodação monetária”, afirmou o presidente do BCE.

O objetivo da instituição liderada por Mário Draghi continua o mesmo: assegurar que a inflação se mantém abaixo, mas próximo dos 2%.

O conselho de governadores do BCE espera que os juros se mantenham no atual nível, pelo menos até ao verão de 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+