Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital da Cruz Vermelha considera "inviável" aumento salarial de 9%

13 dez, 2018 - 10:36

Os funcionários do Hospital da Cruz Vermelha estão em greve esta quinta-feira para reivindicar aumentos salariais e a assinatura de um acordo de empresa sem perda de direitos.

A+ / A-

O Hospital da Cruz Vermelha (HCV) reconhece que o recurso à greve é um direito legítimo dos trabalhadores, mas diz que o aumento salarial de 9% pedido pelos funcionários é inviável para uma instituição em processo de reestruturação.

Em comunicado, o conselho de administração daquele hospital de Lisboa afirma que, neste momento, a preocupação "vai para a segurança dos doentes", pelo que foi reprogramada toda a atividade normal.

"O foco do HCV é manter, com planeamento, a sua atividade clínica para que doentes e familiares possam continuar a ter os melhores cuidados médicos", lê-se no comunicado.

Os trabalhadores do Hospital da Cruz Vermelha estão esta quinta-feira em greve para exigir aumentos salariais e a assinatura de um acordo de empresa sem perda de direitos.

Na nota emitida, o hospital destaca que um aumento de 9% é inviável para a "sustentabilidade do HCV, que se encontra num processo de reestruturação", e para garantir a manutenção da atividade e as centenas de postos de trabalho.

O conselho de administração sublinha também a importância das condições de trabalho dos funcionários, médicos, enfermeiros, auxiliares de ação médica, técnicos de saúde e da manutenção e administrativos e refere que “tem um acordo de empresa que atribui aos funcionários melhores condições do que aquelas que são oferecidas pelos outros hospitais do setor privado".

O conselho de administração do HCV salienta que "sempre honrou este acordo de empresa e que os funcionários sempre beneficiarão dos seus direitos até ao final das suas carreiras", garantindo que o hospital "decidiu reajustar situações de funcionários que estavam em desvantagens face ao mercado e de uma forma gradual".

Os trabalhadores do Hospital da Cruz Vermelha realizam também hoje uma concentração à porta da instituição, em que é esperada a presença do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

As reivindicações passam também pelas 35 horas de trabalho semanal para todos os trabalhadores, sem discriminação, e pela integração no acordo de empresa de todos os que prestam serviço no hospital, independentemente do vínculo contratual, de acordo com a informação divulgada pela central sindical.

Os sindicatos afirmam que a administração do hospital denunciou em 2016 o acordo de empresa, assumindo desta forma uma rutura com a convenção assinada entre as partes.

Os trabalhadores pretendem agora prosseguir e finalizar negociações sobre a matéria em causa, depois de um período de impasse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pergunto
    13 dez, 2018 País 15:33
    Se é assim tão bom como diz a administração, porque é que querem entrar em greve?

Destaques V+