Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ratinhos voadores, confettis e balbúrdia no Senado da Colômbia

13 dez, 2018 - 01:13

Sessão solene acaba em confusão, manifestantes retirados pela polícia e troca de acusações.

A+ / A-

Ratinhos voadores, confettis, protestos e uma grande confusão. Foi assim que terminou uma reunião solene no Senado da Colômbia.

A sessão destinava-se a assinalar o Dia dos Direitos Humanos, os senadores observaram um minuto de silêncio em memória do antigo Presidente Belisario Betancur, que morreu no passado dia 7 de deste mês.

O ex-chefe de Estado Alvaro Uribe e a senadora Griselda Lobo, que integra as fileiras das FARC, o movimento rebelde transformado em partido político, também ia fazer as pazes. Durante o seu mandato na Presidência, Uribe perseguiu as FARC com mão de ferro.

Mas a harmonia foi quebrada quando um grupo de manifestantes atirou confettis e quatro ratinhos em pára-quedas, que aterraram na secretária de um dos parlamentares.

Alvaro Uribe e outros senadores confrontaram os manifestantes que se encontravam nas galerias do Senado.

“Gostava de descobrir quem foi o cobarde que vos mandou fazer isto”, atirou o antigo Presidente, citado pela revista colombiana “Semana”.

Outro parlamentar criticou a segurança da casa da democracia colombiana e disse que, em vez de confettis, os manifestantes podiam ter “atirado ácido”.

Ruby Chagui, do Centro Democrático, condenou o protesto e publicou um vídeo nas redes sociais onde aparece um ratinho em plena sala do Senado.

Cerca de duas dezenas de manifestantes foram retirados das galerias e identificados pela polícia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+