Tempo
|
A+ / A-

Como funciona a moção de censura que Theresa May vai enfrentar

12 dez, 2018 - 16:11

Esta quarta-feira, a primeira-ministra britânica enfrenta um voto de desconfiança do seu próprio partido por causa do acordo do Brexit que alcançou com a União Europeia. Entenda o que vai acontecer.

A+ / A-

Theresa May enfrenta esta quarta-feira, a partir das 18h, uma moção de censura movida pelo seu próprio partido que poderá levar à sua substituição enquanto líder dos Conservadores e enfraquecê-la enquanto primeira-ministra.

A moção surge no contexto das negociações do Brexit. A primeira-ministra negociou um acordo com Bruxelas mas depois de vários dias de debate recusou submetê-lo a votação no Parlamento, sabendo que não conseguiria a aprovação. A hesitação deixou descontentes os defensores da saída da União Europeia, que procuram agora retirá-la da liderança do partido.

Sendo um processo interno do Partido Conservador, as regras são definidas pelo próprio partido. A votação decorre a partir das 18h e há 317 deputados que podem votar, o que significa que, na teoria, May precisa de assegurar o apoio de 159 dos seus deputados para permanecer no poder. Se, contudo, houver abstenções, esse número desce.

Segundo a imprensa britânica, esse número deve estar ao alcance da primeira-ministra. Caso isso aconteça não poderá haver uma nova moção no mesmo sentido durante pelo menos um ano.

Se, porém, os opositores vencerem a votação, May terá de se demitir da liderança do Partido Conservador e não poderá candidatar-se novamente de imediato, embora devesse permanecer como primeira-ministra até à escolha do seu sucessor.

Neste cenário, a primeira ronda de votos para escolher o sucessor de May teria lugar na próxima terça-feira e a expetativa é que até ao dia 20 de dezembro haja apenas dois candidatos na corrida. Aí, supostamente, devem ser os militantes do partido a escolher, mas a prática de anos recentes tem sido de o candidato com menos apoios desses dois desistir, cedendo a vitória ao que tem mais votos.

Graham Brady, que dirige o "Comité 1922" anunciou que este órgão de fiscalização do partido recebeu cartas dos deputados a pedir a demissão de May em número suficiente para avançar com a moção de desconfiança. Eram precisos 48 pedidos (o que equivale a 15% dos 315 deputados conservadores) o que terá sido alcançado nos últimos dias.

Os deputados dizem que perderam a confiança no trabalho de Theresa May depois de ter adiado a votação do Brexit no parlamento, que foi reagendada para dia 21 de janeiro.

A votação estava inicialmente marcada para segunda-feira, mas a chefe do Executivo decidiu adiá-la sem marcar nova data por temer que o acordo fosse chumbado.

May já garantiu que não tem a menor intenção de se demitir, e que lutará com todas as suas forças para vencer esta votação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+