Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento Europeu faz um minuto de silêncio em memória das vítimas de Estrasburgo

12 dez, 2018 - 09:50

“Foi um ataque criminoso contra a paz, contra a democracia", disse Antonio Tajani.

A+ / A-

O presidente do Parlamento Europeu anunciou que às 12h00 (11h00 em Lisboa) será observado um minuto de silêncio, em memória das vítimas.

“Foi um ataque criminoso contra a paz, contra a democracia, contra o nosso modelo de vida. Mas é preciso reagir fazendo exatamente o oposto daqueles que querem ferir a democracia. Não podemos mudar os nossos hábitos, e é por isso que ontem à noite continuámos a trabalhar, concluímos o nosso trabalho à meia-noite, e hoje aqui estamos para prosseguir o nosso trabalho. Porquê? Porque a força da liberdade e da democracia ganha contra a violência do crime e do terrorismo”, disse Antonio Tajani, sendo aplaudido pelos parlamentares no hemiciclo de Estrasburgo.

Na abertura dos trabalhos, o presidente do Parlamento Europeu comentou que “hoje é um dia muito difícil para todos na Europa”, na sequência do ataque na véspera perto do mercado de Natal da cidade de Estrasburgo, “a cidade-sede do Parlamento Europeu, a cidade símbolo da paz, fronteira entre França e Alemanha”.

Tajani falava antes do início de mais um debate com chefes de Estado da União Europeia sobre “o futuro da Europa”, desta feita com o Presidente de Chipre, Nicos Anastasiades, que começou a sua intervenção com uma “condenação nos termos mais firmes do ataque terrorista” da véspera.

“O terrorismo constitui uma das ameaças mais graves à paz e segurança da nossa União. Não podemos permitir que o medo e que o terror prevaleçam. Devemos permanecer unidos para eliminar este fenómeno deplorável”, declarou.

Já hoje também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, reagira, manifestando o seu pesar pelo ataque de quarta-feira à noite em Estrasburgo e afirmando que a União Europeia permanece toda unida ao lado da França “em mais esta provação”.

A França tem sido o Estado-membro da União Europeia mais atingido por ataques terroristas nos últimos anos, entre os quais os ataques em Paris em 13 de novembro de 2015, que provocaram mais de 180 mortos, e o ataque em Nice em 14 de julho do ano seguinte, que fez 84 mortos.

O ataque no Mercado de Natal de Estrasburgo, na terça-feira à noite, provocou pelo menos três mortos e 13 feridos.

As forças de segurança montaram uma operação de caça ao homem para tentar deter o autor do ataque, que ficou ferido no braço numa troca de tiros com um soldado antes de abandonar o local, mas permanece em fuga. Também foram detidos dois irmãos do suspeito.

O Governo francês elevou o nível de alerta no país para “emergência por atentado”, com um reforço de controlo nas fronteiras, aumento de segurança nos mercados de Natal e mobilização de meios envolvidos no dispositivo antiterrorismo.

Caça ao homem em França após ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo
Caça ao homem em França após ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio
    12 dez, 2018 11:58
    blablablablablabla mas continua sempre igual, os descentes dos países do islão, muitas vezes, são criminosos, manifestam o seu ódio e apoio ao daesh, nos países da europa, onde já foram aceites e cresceram e se tornaram homens, já agora peço desculpa aos verdadeiros homens, já estão referenciados pelas autoridades, mas não se expulsa, deixam-os livres, mas depois quem perde a vida são pessoas que não fazem mal a ninguém e que de um momento para o outro são lhes recusado o direito de viver . No fundo a religião da europa é tão má como os terroristas e está manchada de sangue, pois ensina a ter tolerância, de todas as formas, a quem não respeita sequer esta tolerância, no fundo o que revela é: islão diz- matai todos eles sem escolha; religião católica diz- deixai matar e amai os vossos inimigos. As religiões são muitas vezes a podridão do ser humano.

Destaques V+