Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia procura atacante de Estrasburgo. Suspeito pode já não estar em França

12 dez, 2018 - 08:02

Novo balanço das autoridades, feito esta manhã, corrige para três mortos e 13 feridos.

A+ / A-

Veja também:


Mais de 400 polícias e militares procuram o autor do ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo, em França, que provocou três mortos e 13 feridos.

Foi montada uma operação policial na cidade, incluindo a zona junto à Catedral de Estrasburgo. Algumas das ruas do centro estão fechadas.

De acordo com as autoridades locais, os transportes públicos circulam normalmente e as escolas estão abertas, embora os pais tenham a liberdade de decidir se querem que as crianças vão às aulas. Ainda assim, foi reforçado o dispositivo policial nas ruas da cidade e as autoridades pedem que as pessoas permaneçam vigilantes.

A caça ao homem estende-se a toda a França, incluindo as zonas fronteiriças. Em entrevista à France Inter, esta quarta-feira, o secretário de Estado do ministro do Interior, admitiu que não é certo que o suspeito ainda esteja em França. “Isso não pode ser excluído”, respondeu Laurent Nuñez , quando questionado se o atacante teria deixado o país.

“Vamos garantir segurança reforçada nos mercados de Natal em todo o território nacional e haverá - esta é uma decisão do autarca de Estrasburgo - uma interdição de manifestações em Estrasburgo”, acrescentou o secretário de Estado.

Alemanha reforça controlo de postos fronteiriços

A polícia alemã intensificou o controlo nos postos fronteiriços com a França após o atentado de terça-feira num mercado de natal em Estrasburgo.

"O autor do atentado no mercado de natal em Estrasburgo permanece fugido. Mantêm-se os controlos na fronteira germano-francesa [repostos na noite de terça-feira], pelo que podem continuar a registar-se tempos de espera nas passagens fronteiriças", alertou a polícia através da sua conta oficial na rede social Twitter.

Os controlos estão também a ser reforçados nos transportes públicos, tendo sido, entretanto, reposta a circulação do comboio transfronteiriço D, suspensa na noite de terça-feira, segundo a imprensa.

Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha atualizou as recomendações para as pessoas que queiram viajar para França.

"Na noite de 11 de dezembro de 2018 aconteceu um atentado contra um mercado de natal em Estrasburgo que fez vítimas mortais e feridos. Foi decretado o nível máximo de alerta e intensificaram-se os controlos fronteiriços. Pede-se aos viajantes que sejam especialmente prudentes e sigam estritamente as indicações das forças de segurança", pode ler-se na página 'online' do ministério.

O titular do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, manifestou através da sua conta no Twitter profunda consternação e expressou condolências aos familiares das vítimas.

"Faremos tudo para apoiar os nossos amigos franceses", escreveu.

O suspeito do ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo é Cheriff Chekatt, de 29 anos. Terá fica ferido durante uma troca de tiros com a polícia, que chegou a cercá-lo na noite de terça-feira. Cheriff terá conseguido fugir num táxi roubado.

Cheriff era conhecido das autoridades francesas. Desde 2016 constava do "ficheiro S", uma lista que inclui dez mil indivíduos com ligações extremistas e que podem representar uma ameaça à segurança nacional francesa.

Horas antes do ataque, a polícia tinha estado em sua casa, no âmbito da investigação a um assalto a um banco. O suspeito não estava em casa, mas as autoridades encontraram granadas e uma arma automática.

Contudo, o secretário de Estado do Interior esclarece que não é claro que tenha existido uma motivação terrorista para o ataque. “O agressor não era conhecido por crimes relacionados com terrorismo. Foi durante a sua permanência na prisão que foi detetada uma radicalização decorrente da prática religiosa e ele começou a ser monitorizado”, disse Laurent Nuñez na mesma entrevista à France Inter.

Caça ao homem em França após ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo
Caça ao homem em França após ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 12 dez, 2018 11:10
    O homem deve ser muito pequenino! Nao e normal nao terem encontrado! Os policias de estrasburgo nao devem ser grande coisa!

Destaques V+