Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quem é Chérif Chekatt, o suspeito do ataque em Estrasburgo

12 dez, 2018 - 01:48

Homem de 29 anos tem cadastro e está na lista negra de pessoas perigosas que representam potencial ameaça para a segurança de França.

A+ / A-

O suspeito do tiroteio no mercado de Natal de Estrasburgo chama-se Chérif Chekatt e é um velho conhecido das autoridades.

O homem de 29 anos continua em fuga, depois abrir fogo sobre uma multidão, provocando três mortos e 12 feridos, seis em estado grave.

Nascido em Estrasburgo, filho de um casal marroquino, Chekatt tem desde 2016 o seu nome da “Fiche S”, uma lista negra de pessoas perigosas que podem representar uma ameaça à segurança nacional.

Neste ficheiro estão cerca de 26 mil pessoas. Dez mil são indivíduos que aderiram ao Islão radical e têm ligações extremistas.

O jornal "Le Figaro" adianta que o atirador está na "Fiche S" por radicalização, mas é mais conhecido pelo seu envolvimento em assaltos.

As imagens do ataque mortal em Estransburgo
As imagens do ataque mortal em Estransburgo

Chérif Chekatt já foi condenado na França e na Alemanha por crimes de delito comum e cumpriu pena de prisão, de acordo com o ministro francês do Interior, Christophe Castaner.

Horas antes do ataque mortal no centro da cidade que também acolhe o Parlamento Europeu, a casa de Chérif Chekatt foi alvo de buscas, mas ele não estava lá.

A ação policial está relacionada com um assalto e tentativa de homicídio, segundo fontes próximas da investigação.

O homem não estava na habitação, mas terão sido encontradas granadas e várias armas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    14 dez, 2018 aveiro 17:00
    Sr. TILIO...........portanto para si é legitimo defender ideais e cultura , assassinando indiscriminadamente cidadãos na rua ??????........... o Sr. afirmou o que afirmou bem claramente !!!!............... Defender o seu Ideal e Cultura , é mostrando que é uma pessoa Culta e não integrista !..... Cobardia, Ódio , é o que faz mover tais Indivíduos , nessa Rua poderiam estar familiares meus ou seus , pense bem antes de os desculpar !!!!!! poque não se atacam directamente as forças armadas ??????
  • Tilio
    14 dez, 2018 lisboa 08:20
    Caro ELEITOR ninguém está a legitimar nada disse alegadamente e a mostrar o outro lado da barricada.Se está tao indignado deveria informar-se melhor ler imprensa internacional não ocidental,politica internacional dos interesses e estudar os motivos destes ataques fundamentalistas que todos tememos e devemos condenar.A reatividade por impulso e sem conhecimento das causas é alegadamnete ignorância dos fatos e dos movimentos internacionais.
  • Joel
    13 dez, 2018 Porto 13:25
    O mais interessante é que a Rádio Renascença publica comentários que legitimam os ataques terroristas e NÃO PUBLICA os comentários que os condenam!! Afinal que raio de democracia é esta?? Estará a Rádio Renascença cúmplice destas atrocidades?? Aliás, a Rádio Renascença deveria ter VERGONHA (quero dizer, não é a rádio propriamente dita, são mesmo as pessoas que estão na RR), ou seja quem trabalha na RR deveria de ter vergonha de às segundas e sextas dizer num tom o mais meloso possível "vamos transmitir a recitação do rosário.." E às terças, quartas e quintas sempre que joga o FCP, SLB e SCP o que dizem é GOOOOOOOOOOOOLO!!! É lamentável!! Uma pouca vergonha!! Ainda dizem que são a emissora católica portuguesa?? O Cardeal de Lisboa deveria impedir que a RR dissesse tal coisa!! Condenem os ataques terroristas, se acham que o não devem fazer ao menos deixem os outros condenar!! TENHAM VERGONHA!!
  • eleitor
    12 dez, 2018 aveiro 18:03
    como é que o intitulado TILIO , pode legitimar tal acto de cobardia terrorista ???????????................... a não ser que seja um radicalista Islâmico , e como tal deveria ser investigado !
  • Tilio
    12 dez, 2018 sacavem 12:43
    Este homem é alegadamente um guerreiro urbano ,um soldado islamista que defende os seus ideais e cultura.A França não invadiu IRAQUE;SIRIA e Libia?-mataram KADDAFI por impalaçao- para imporem pela força novos regimes com culturas próximas da EU agora no tempo vai colhendo o que semeou de forma terrivel para os franceses.Quem formou os movimentos terroristas/libertação e forneceu logística e armas???A politica internacional mudou mas as feridas não.

Destaques V+