Tempo
|
A+ / A-

Caça ao homem em Estrasburgo. Ataque fez 3 mortos e 13 feridos

11 dez, 2018 - 19:38

Atirador está em fuga. Tiroteio aconteceu no centro da cidade, junto a um mercado de Natal e a galerias comerciais.

A+ / A-
Caça ao homem em França após ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo
Caça ao homem em França após ataque ao mercado de Natal de Estrasburgo

Veja também:


Um tiroteio na cidade de Estrasburgo, na região leste da França, provocou esta terça-feira três mortos e 13 feridos (oito graves e cinco ligeiros), segundo o último balanço das autoridades já de madrugada.

Anteriormente, fonte policial tinha avançado que havia quatro vítimas mortais.

“O Governo aumentou o nível de ameaça para o nível mais alto e reforçou o controlo de fronteiras. Também vamos reforçar a segurança em todos os mercados de Natal para prevenir novos ataques idênticos”, anunciou o ministro do Interior, Christophe Castaner, após uma reunião do gabinete de crise.

O atirador continua em fuga. As autoridades já identificaram o suspeito e montaram uma operação de caça ao homem que envolve 350 operacionais.

Trata-se de Chérif Chekatt, um homem de 29 anos, natural de Estrasburgo, com cadastro por crimes de delito comum em França e na Alemanha. Faz parte da lista dos elementos apontados como de "risco para a segurança" nacional.

O ministro do Interior confirmou uma troca de tiros entre o alegado atacante e as forças de segurança, mas o homem conseguiu escapar.

O Ministério Público francês abriu uma investigação por homicídio e tentativa de homicídio relacionada com uma organização terrorista, assim como por associação terrorista.

A imprensa avança que o Chérif já era procurado por um assalto ocorrido durante o último verão. Esta terça-feira, antes do ataque contra o mercado de Natal, a polícia realizou buscas na casa do suspeito e terão sido encontradas granadas e outras armas.

O tiroteio aconteceu no centro da cidade, junto a um tradicional mercado de Natal e ao espaço comercial galerias Lafayette. O mercado de Natal recebe cerca de dois milhões de visitantes todos os anos.

“Pelas 20h00 (hora local), um indivíduo abriu fogo no centro da cidade de Estrasburgo, na rua Orfèvres. Os disparos atingiram várias pessoas. O autor dos factos está identificado e a ser ativamente procurado”, referiu a prefeitura de Bas-Rhin, em comunicado.

O procurador para assuntos de terrorismo está a acompanhar a situação, mas as autoridades não confirmam, para já, que se trata de um atentado.

Em declarações à Renascença, a portuguesa Patrícia Gouveia, que trabalha no Parlamento Europeu, conta que se dirigia para o mercado de Natal e que escapou ao tiroteio por poucos minutos.

As eurodeputadas portuguesas Ana Gomes e Sofia Ribeiro estão em Estrasburgo, onde esta terça-feira ocorreu um tiroteio. À Renascença, relatam momentos de sobressalto e preocupação.

O Ministério do Interior fala de um "acontecimento grave de segurança pública" na cidade de Estrasburgo. "As pessoas devem ficar em casa", apela o Governo.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, adiantou numa primeira reação que as forças de segurança e de socorro foram mobilizadas.

Christophe Castaner, que se deslocou a Estrasburgo, pediu à população que não propague boatos e siga os conselhos das autoridades.

"O Presidente da República, Emmanuel Macron, está a ser informado em tempo real sobre a situação em Estrasburgo", adiantou o ministro.

Através das redes sociais, a Câmara de Estrasburgo também pede à população que fique em casa enquanto a situação não estiver controlada e apela à calma.

As causas do tiroteio ainda não são conhecidas.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma pessoa caída no chão e pessoas a fugir do local.

A França continua em alerta na sequência da onda de ataques terroristas, registados em 2015 e 2016, que provocaram mais de 200 mortos.

As testemunhas relatam terem ouvido uma série de disparos numa das principais ruas do centro da cidade.

Emmanuel Foulon, um funcionário do Parlamento Europeu, que estava num restaurante da zona, conta na rede social Twitter os momentos de pânico que se seguiram ao tiroteio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+