Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Líder do PSD não compreende salário mínimo diferente para privado e público

11 dez, 2018 - 00:05

Governo propõe que nenhum funcionário público receba abaixo dos 635 euros em 2019, um valor que será superior ao salário mínimo nacional, fixado em 600 euros para o próximo ano.

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, não compreende a proposta do Governo, liderado pelo socialista António Costa, que determina um salário mínimo diferente para o público e para o privado, defendendo que não deve haver discriminações.

"Não compreendo. O salário mínimo, como o nome indica e bem, é um salário mínimo nacional, se é um salário mínimo nacional não podemos valorizar mais o trabalho no setor privado do que no público ou no público [mais] do que no privado", afirmou Rui Rio.

A proposta do Governo apresentada na sexta-feira faz com que nenhum funcionário público receba abaixo dos 635 euros em 2019, um valor que será superior ao salário mínimo nacional, fixado em 600 euros para o próximo ano.

Para o social-democrata, que falava no Porto à margem do 23.º aniversário Clube Via Norte, "Portugal deve ter um salário mínimo nacional, o mais alto que puder e que a economia permitir, mas deve ser igual para todos os portugueses, independentemente de trabalharem no setor público ou no setor privado".

Rui Rio admitiu, contudo, que este aumento na função pública pode ser apresentado de forma a ultrapassar uma "eventual inconstitucionalidade", reiterando, contudo, que, independentemente da componente jurídica, a igualdade devia ser garantida, sobretudo porque em causa estão os salários mais baixos.

O Ministério das Finanças estima que o aumento da remuneração mínima na administração pública, de 580 para 635 euros, abranja "cerca de 70 mil trabalhadores no próximo ano".

Segundo os últimos dados publicados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público, em setembro existiam 671 mil trabalhadores no Estado, o que significa que mais de 600 mil não terão atualizações salariais no próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 dez, 2018 Lisboa 09:32
    Estamos a discutir bolotas, para desviar a atenção de que o Salário mínimo por cá, é 1/3 do salário mínimo em média na Europa, enquanto os impostos estão quase a par. Ou seja, disfarça-se isso tentando a velha táctica de lançar os do Privado contra os do Público. Enquanto andam à cabeçada uns aos outros, não notam que a miséria é a mesma
  • otário
    11 dez, 2018 Coimbra 05:32
    Tem toda a razão, é salário mínimo nacional, mas um patrão pode pagar o que entender acima desse valor. Portanto 20 euros no privado e 55 no público. Agora eu queria saber quanto sobem os preços dos bens essenciais de consumo que todos vamos pagar por igual e ONDE OS PENSIONISTAS COM PENSÕES ABAIXO DO. S M N VÃO TER AUMENTOS DE 6 E10 EUROS. É o socialismo destes gajos.

Destaques V+