Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Algarve. Chumbado complexo turístico com mais de mil camas

10 dez, 2018 - 21:14 • Lusa

Unidade hoteleira projetado para uma área próxima às praias de Benagil e da Marinha, em Lagoa, a 300 metros da linha de costa.

A+ / A-

As autoridades chumbaram um loteamento turístico projetado para uma área próxima às praias de Benagil e da Marinha, em Lagoa, a 300 metros da linha de costa, divulgou esta segunda-feira a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Agarve.

O Estudo de Impacte Ambiental do projeto, que previa a implantação de um hotel, um aldeamento turístico e um aparthotel de cinco estrelas numa zona próxima das arribas de Benagil, num total de 1.279 camas, foi chumbado por afetar negativamente a biodiversidade, a paisagem e contribuir para aumentar a pressão humana numa zona cujas praias já sofrem uma elevada procura.

A Comissão de Avaliação do Estudo de Impacte Ambiental (EIA), presidida pela CCDR/Algarve, concluiu que o projeto "induziria impactes negativos muito significativos e não minimizáveis", afetando toda a linha de costa "entre a praia do Carvalho e a Senhora da Rocha, onde a capacidade de carga das praias, face aos atuais padrões de procura, se encontra esgotada".

Em comunicado, a CCDR/Algarve adianta que o projeto apresentava "impactes negativos decorrentes da forte intrusão visual" numa zona "cuja artificialização não se afigura justificada e cuja preservação se impõe", razões que levaram à emissão de uma declaração de impacte ambiental desfavorável.

"A ser concretizado, seria de prever que os impactes do empreendimento teriam repercussão negativa sobre a biodiversidade atendendo a que a localização em causa integra a área geográfica de distribuição natural da espécie 'linaria algarviana', fortemente pressionada", lê-se no comunicado.

Aquela planta é exclusiva do barlavento (oeste) algarvio e detém estatuto legal de proteção, sendo a área contígua à zona onde seria implantado o loteamento turístico "um dos seus núcleos populacionais mais representativos", refere a CCDR.

A implantação do projeto iria ainda quintuplicar o atual volume de tráfego rodoviário naquela zona do concelho de Lagoa, distrito de Faro, acrescenta.

O projeto incluía a substituição de parte do traçado do Caminho Municipal (CM) 1273 e a sua beneficiação entre a Caramujeira e Benagil, bem como a construção de dois parques públicos de estacionamento, de apoio à praia de Benagil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+