Tempo
|
A+ / A-

Marcelo Veiga

Wendel pode entrar na história do Sporting

11 dez, 2018 - 13:00 • José Pedro Pinto

Bola Branca falou com Marcelo Veiga, responsável pela reta final da formação do médio de 21 anos. O coordenador da formação do Fluminense acredita que o médio vai recuperar rapidamente da lesão que o afastou da competição.

A+ / A-

Quem conhece Wendel garante que o médio do Sporting vai "superar bem" a lesão contraída diante do Desportivo das Aves, que o afastará da competição durante dois meses. Marcelo Veiga, coordenador técnico da formação do Fluminense, trabalhou com Wendel e recorda, em entrevista à Renascença, que ele também "teve algumas lesões no Fluminense e superou tudo rapidamente".

O médio brasileiro, de 21 anos, sofreu uma lesão no joelho esquerdo, numa altura em que começava, finalmente, a ganhar preponderância no Sporting. Sem contar para Jesus e Peseiro, Wendel foi aproveitado por Marcel Keizer, que o promoveu a titular da equipa.

A lesão interrompe o momento, mas Marcelo Veiga acredita que o seu antigo jogador poderá recuperar o estatuto e "tornar-se um ídolo do Sporting".

"Wendel pode tornar-se num ídolo do Sporting"

"A dificuldade de adaptação à parte cultural" é apontada como um dos fatores que motivou a demorada afirmação do jogador. "Cabeça, foco, concentração. Isso foi a maior dificuldade, mas parece que ele agora entendeu como funciona o futebol português e europeu e o nível de profissionalismo que necessita de ter. Talvez ele tenha confundido a questão da liberdade, até onde pode ir e até onde não pode. Mas acho que ele agora está a ser bem orientado e apoiado", admite o homem forte das escolas de formação do clube do Rio de Janeiro.

Assegurando esse equilíbrio emocional, Wendel "poder tornar-se um ídolo do Sporting", confia Marcelo Veiga: "Espero que ele dê muitas alegrias ao Sporting esta época. É um jogador de transição, defensiva e ofensiva. É muito forte nisso. Poucos fazem esse tipo de transição com tamanha perfeição. Ele conduz bem a bola, passa bem a bola para a frente, chega perto da área e faz golo. Ele pode tornar-se num ídolo do Sporting",

Seleção do Brasil como destino

E se a afirmação em Alvalade for gradual, sustentada e regular, há razões para sonhar com uma chamada à seleção principal do Brasil.

"As coisas são progressivas na vida de um atleta. Um jogador precisa de se formar, dar o salto e, no caso dele, afirmar-se e fazer a diferença no Sporting. Ainda está um passo abaixo da seleção. Precisa primeiro de se afirmar no Sporting", alerta, em jeito de conclusão.

Wendel, de 21 anos, terminou a formação no Fluminense e estreou-se, como profissional, no clube carioca. Fez 56 jogos, e marcou sete golos, na temporada anterior à sua transferência, por 10 milhões de euros, para Alvalade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+