Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal acabou de pagar totalidade da dívida ao FMI e poupou 100 milhões

10 dez, 2018 - 17:35

Governo pagou antecipadamente último reembolso esta segunda-feira.

A+ / A-

Nem duas semanas passaram desde que António Costa garantiu que o remanescente da dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI) seria saldado "até ao final do ano".

A garantia tinha sido deixada pelo primeiro-ministro a 29 de novembro e, quase duas semanas depois, Portugal acabou esta segunda-feira de saldar a dívida.

Assim confirmou o ministro das Finanças, Mário Centeno, numa conferência de imprensa em que anunciou que o último reembolso, na ordem dos 4.700 milhões de euros, foi pago hoje.

Com este pagamento antecipado, autorizado na semana passada pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), o Governo conseguiu poupar 100 milhões de euros em juros e completar a amortização antecipada da totalidade do empréstimo que tinha sido concedido pela instituição ao país no resgate financeiro de 2011.

A 4 de dezembro, o presidente do MEE, Klaus Regling, tinha explicado que a amortização antecipada da última tranche iria gerar um benefício financeiro para Portugal, substituindo a dívida ao FMI por empréstimos no mercado de capitais a preços mais baixos.

Em 2011, em plena crise das dívidas soberanas da periferia da Zona Euro, Portugal pediu assistência financeira ao FMI, ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira. Do resgate total de 78 mil milhões de euros, a fatia emprestada pelo FMI foi de 26,3 mil milhões.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 dez, 2018 Lisboa 09:39
    é só boas notícias. Infelizmente, para estas "boas noticias" - boas para o FMI, obviamente - temos Serviços Públicos em colapso, funcionários em burnout, investimento zero ou quase, salários irrisórios - são mais "esmolas" travestidas de salários - apoios e proteção a desaparecer e claro, o sorrisinho trocista de quem se prepara para ganhar eleições por falta de comparência do adversário.

Destaques V+