Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duarte Marques acusa Cabrita de ser um “incendiário político”

09 dez, 2018 - 18:48

O especialista do PSD para a área da Segurança recorreu às redes sociais para criticar a posição do Governo e elogiar os bombeiros.

A+ / A-

O deputado do PSD Duarte Marques, especialista do partido para área da segurança, apelida Eduardo Cabrita de ser um “incendiário político” e critica a forma como o Governo tem lidado com os bombeiros.

Duarte Marques escreveu numa conta das redes sociais que é preciso “bom senso na relação entre o Governo e os bombeiros.”

“O Ministro Eduardo Cabrita tem sido um verdadeiro incendiário político quando deveria dar o exemplo. Os Bombeiros têm sido maltratados, mas não deviam romper a relação com a ANPC apesar disso não significar interromper o socorro, ao contrário não insinuado por Cabrita. Os bombeiros têm que ser mais responsáveis que o Ministro e têm-no sido.”

Posteriormente, em declarações à Renascença, Duarte Marques apelou ao bom-senso. "Por um lado apela ao bom-senso do ministro, porque é uma coisa nunca vista ameaçar recorrer a tribunal contra os bombeiros quando quem devia estar em tribunal, pela sua incompetência e incapacidade é a própria Proteção Civil, por aquilo que já conhecemos do passado."

"Os bombeiros são responsáveis por mais de 90% do socorro em Portugal e portanto fazem muita falta aos portugueses e fazem muita falta ao Governo. O único apelo que o PSD pode fazer é de bom-sensoa todos e garantir que o socorro às pessoas não é colocado em causa", diz o deputado.

O PSD critica ainda a forma pouco transparente como tem sido feita a reforma da Proteção Civil, apontando o dedo a Eduardo Cabrita. "Tem fugido à verdade, tem tentado esconder do Parlamento aquilo que é a reforma da Proteção Civil e a reforma que se vai anunciando exclui os bombeiros, não valoriza os bombeiros. Não se faz uma reforma destas ignorando aquela parte que representa mais de 90% dos meios, dos homens e das mulheres e do socorro que é prestado em Portugal".

"O ministro da Administração Interna, andou a gozar com os bombeiros e com os portugueses e esta é a reação da perda de paciência dos bombeiros", acusa.

[Notícia atualizada às 19h31, com declarações de Duarte Marques à Renascença]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abraão
    09 dez, 2018 Mesopotanêa 22:10
    Concordo, plenamente, com as afirmações deste senhor deputado. E acrecento: o sr António Costa, que usurpou as funções de PM, deveria ser o primeiro a responder em Tribunal, por falta de eficácia no combate aos incêndios passados. Porque, substituiu comandantes de bombeiros com trinta e mais anos de serviço por jovens engenheiros que não percebiam nada de combate a fogos. E despediu - os por E- mail! É um sem vergonha , sem ética , sem moral e sem religião. Mas ninguém falou nisso. Boa noite.

Destaques V+