Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Força Aérea ajuda Cessna em emergência no Alentejo

08 dez, 2018 - 18:15

Aeronave ligeira estava perdido e sem comunicações. Acabou por aterrar em segurança.

A+ / A-

A Força Aérea Portuguesa prestou assistência a um avião civil Cessna 152 na passada quarta-feira, que se encontrava perdido e sem comunicações na zona de Casa Branca, distrito de Évora, foi anunciado este sábado.

Este ramo das forças armadas adiantou, em comunicado, que no passado dia 5 de dezembro o avião Epsilon TB-30, em voo de instrução e a cerca de seis quilómetros a sul de Mora, "foi empenhado pelo controlo militar de Lisboa para prestar apoio ao Cessna em emergência".

Através de sinais visuais, os militares da Força Aérea "conseguiram encaminhar o piloto da aeronave civil até ao aeródromo de Tires, concelho de Cascais, onde aterrou em segurança", acrescentou.

"Esta operação exigiu do instrutor da Esquadra 101 - Roncos, um desempenho em voo e uma tomada de decisão assinaláveis, pela dificuldade em acompanhar uma aeronave cuja velocidade é em muito inferior à do Epsilon e, ao mesmo tempo, por ter conseguido transmitir as instruções necessárias através de sinais visuais, garantindo a comunicação eficiente entre as duas aeronaves, fator chave no sucesso da missão", conclui a Força Aérea.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+