Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Tumultos por toda a França". Trump critica acordo de Paris sobre o clima

08 dez, 2018 - 18:00

Presidente norte-americano aproveita protesto dos "coletes amarelos" para voltar à carga sobre o entendimento mundial sobre alterações climáticas.

A+ / A-

O Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou este sábado a criticar o acordo de Paris sobre o clima, considerando que o movimento dos "coletes amarelos" em França é a prova de que o pacto "não funciona".

"O acordo de Paris não funciona assim tão bem para Paris. Manifestações e tumultos por toda a França", escreveu Trump na rede social Twitter.

O movimento dos "coletes amarelos", que começou contra o aumento do preço dos combustíveis, juntou este sábado cerca de 31 mil manifestantes em toda a França no quarto grande dia de manifestações.

"As pessoas não querem pagar muito dinheiro, muito aos países subdesenvolvidos (que são governados de modo discutível), com o objetivo de talvez proteger o ambiente", disse o Presidente dos Estados Unidos.

Esta não foi a primeira vez que Trump falou sobre o movimento. Na terça-feira tinha ironizado sobre as concessões feitas pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, aos "coletes amarelos", considerando que o acordo de Paris estava condenado ao fracasso.

O novo ataque acontece quando cerca de 200 países estão reunidos em Katowice, na Polónia, para a 24.ª conferência mundial sobre o clima.

Sem apresentar provas, o Presidente norte-americano disse que os manifestantes em França "cantam 'nós queremos Trump'".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    09 dez, 2018 USA 19:32
    Sendo um cidadão americano, eu devo rir. Este argumento non-sequitir de Trump é a típica propaganda do partido "republican" neste país––o mesmo tipo de disparate que ouvimos diariamente. O que é necessário agora é uma revolução political––vamos lá: https://www.dsausa.org/
  • Anónimo
    09 dez, 2018 15:39
    Se Trump fosse minimamente inteligente, saberia que os protestos não são sobre o acordo de Paris mas sim sobre um imposto que iria atingir o cidadão comum e não as grandes corporações, as quais Trump tanto adora, que estão a destruir o planeta. Mas Trump não é inteligente. E não, os franceses não querem Trump (e muito menos o diriam em inglês). Se houvesse coletes amarelos nos EUA, Trump já se tinha borrado todo de medo.
  • tomé vilar
    09 dez, 2018 lisboa 09:29
    Franceses a gritarem em inglês? Deve ser. Trump o tretas.

Destaques V+