A+ / A-

Usa trotinete a motor ou bicicleta? Não ter capacete dá multa até 300 euros

06 dez, 2018 - 10:23

A PSP está a promover uma ação de sensibilização e fiscalização rodoviária em Lisboa.
A+ / A-

A necessidade de maior mobilidade em Lisboa trouxe novas soluções - trotinetes a motor e bicicletas, com ou sem motor. À Renascença, a subcomissária Cátia Moura disse que, neste momento, “a preocupação da PSP é que a esta circulação seja feita em condições de segurança”.

Está a decorrer uma ação de sensibilização e fiscalização rodoviária em especial no centro da cidade, onde existem mais condutores de trotinete a motor.

As autoridades têm registado um aumento deste tipo de veículos a circular e constataram que, "por desconhecimento de algumas regras a que são obrigados para a condução deste tipo de veículos", os utilizadores infringem as regras do Código da Estrada.

A multa para quem não usa capacete pode ir dos 60 aos 300 euros.

À semelhança dos outros condutores, quem conduz uma trotinete ou uma bicicleta tem de parar nos sinais vermelhos ou respeitar as regras da prioridade.

Até ao momento, a PSP tem o registo de quatro acidentes de viação envolvendo este tipo de viaturas.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    06 dez, 2018 évora 12:23
    A PSP e GNR quantos condutores de veículos a motor tem autoado porque não respeitam a distância mínima consagrada no Código da Estrada relativo a bicicletas ? Talvez zero ! Uma vergonha só verem o elo mais fraco , uma vergonha abismal , para não dizer demente !
  • 06 dez, 2018 11:06
    O papa vai de trotinete ou de telemovel?