Tempo
|
A+ / A-

Marcelo pede aos políticos que sejam exemplo

05 dez, 2018 - 20:05

Presidente da República reconhece "a legítima impaciência dos portugueses aumenta a ritmo imparável de dia para dia" face à lentidão da justiça.

A+ / A-

O Presidente da República alerta para a frustração dos cidadãos com a lentidão da justiça na punição da corrupção e pediu aos políticos que sejam um exemplo, antes e depois de exercerem funções.

"É essencial que seja normal que quem exerça cargos públicos não saia deles mais rico do que entrou, nem saia para lugares que se prestem a ser pagamento de favores anteriores, nem se rodeie de parentes e próximos", defendeu o chefe de Estado.

O Presidente acrescentou de seguida: "nem permitam a correligionários e amigos condutas em funções que deveriam ser inspiradoras e que são intoleráveis para o comum dos mortais".

Numa conferência que assinalou os dez anos do Conselho de Prevenção da Corrupção, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, por outro lado, que "a legítima impaciência dos portugueses aumenta a ritmo imparável de dia para dia" face à lentidão da justiça.

Segundo o Presidente da República, "essa impaciência é alimentada pelas elevadas expectativas suscitadas quanto à rápida conclusão de investigações criminais abertas e pelas subsequentes frustrações".

"É preciso que a desilusão não esvazie os balões de esperança que o anúncio do arranque de processos conhece quando se percebe que só terminarão uma ou duas gerações mais tarde", defendeu, alertando para os danos que a falta de punição ou a punição tardia provoca na prevenção da corrupção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+