Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desfile militar e tributo a Camões na chegada de Xi Jinping a Belém

04 dez, 2018 - 16:21

Presidente chinês chegou esta terça-feira a Lisboa para uma visita de dois dias, a primeira de um líder chinês desde 2010.

A+ / A-

O Presidente da China, Xi Jinping, deu esta terça-feira início a uma visita oficial de dois dias a Portugal. A visita começou com uma parada militar nos jardins de Belém com Marcelo Rebelo de Sousa, antes de Xi prestar homenagem a Luís Vaz de Camões frente ao túmulo do poeta no Mosteiro dos Jerónimos. Dali, os dois chefes de Estado seguiram para o Palácio de Belém.

À chegada a Belém, Xi e a primeira-dama chinesa, Peng Liyuan, foram recebidos por Marcelo e, juntos, ouviram os hinos dos dois países antes da revista às tropas.

Presidente da China Xi Jinping recebido por Marcelo e parada militar em Belém. 04/12/2018. Vídeo: Susana Madureira Martins
Presidente da China Xi Jinping recebido por Marcelo e parada militar em Belém. 04/12/2018. Vídeo: Susana Madureira Martins



Na rua que levou Xi ao Palácio de Belém, depois de ter depositado flores no túmulo de Camões sem Marcelo, podiam avistar-se faixas de apoio ao líder e bandeiras da China a tapar bandeiras de apoio ao Tibete.

Jornalistas chineses que estão a cobrir a visita de Xi a Lisboa apontam que o Presidente foi recebido por centenas de membros da comunidade chinesa em Portugal, que queriam dar as boas-vindas ao seu Presidente.

O encontro oficial entre Xi e Marcelo começou por volta das 16h30, não havendo previsões de quando vai terminar. Xi Jinping está em Portugal naquela que é a primeira visita oficial de um Presidente chinês ao nosso país desde a vinda de Hu Jintao em 2010.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+