Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Montalegre põe em marcha plano para "salvar o património" e "povoar o território"

04 dez, 2018 - 15:48 • Olímpia Mairos

Projeto para reverter “despovoamento galopante” prevê a criação de um cadastro de terras e casas devolutas e a sua promoção para venda.

A+ / A-

A Câmara Municipal de Montalegre vai avançar com um projeto que visa salvaguardar o património existente no concelho e, assim, atrair pessoas para o território. “O despovoamento galopante é a razão desta tomada de posição que visa estancar a sangria que vem sendo notada nas últimas décadas”, explica a autarquia.

O projeto prevê a criação de uma base de dados que irá fazer o cadastro de terras e casas devolutas que irão ter outra visibilidade e rentabilidade, após colocação no mercado.

Na plataforma serão incluídas as “construções devolutas ou mesmo aqueles espaços que estão titulados e cujos proprietários, devidamente identificados, não têm condições financeiras de os desenvolver”, explica à Renascença o presidente da Câmara, Orlando Alves.

O autarca considera que “o imenso património, sobretudo imobiliário e rural, que está abandonado e que pode ser, inclusive, onerado em sede de tributação do IMI, pode ser recuperado, revitalizado e ser uma mais-valia no sentido de atrair população ao território barrosão”.

A medida, defende o autarca, pode reverter o “processo acelerado de despovoamento e de envelhecimento” e assim tornar o território “povoado e enriquecido cultural, económica e socialmente, dando vida às emblemáticas aldeias”.

Orlando Alves adianta que “esta medida inédita será direcionada para todo o território nacional, onde há muita gente que se sente seduzida e atraída pelo imenso património ambiental, arquitetónico e paisagístico” da região do Barroso.

A plataforma, acrescenta o líder do município de Montalegre, “será colocada, também, no estrangeiro, para que pessoas que pretendam mudar de país possam ter a oportunidade de povoar as nossas terras”. Nesse sentido, adianta, já há “contactos estabelecidos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+