Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saiba que cuidados deve ter com o seu pinheiro de Natal

03 dez, 2018 - 12:01 • Daniela Espírito Santo

Quem opta por uma árvore verdadeira para celebrar a quadra natalícia deve ter especial atenção para evitar incêndios.

A+ / A-

Para muitos, Natal é sinónimo de pinheiro enfeitado e iluminado. No entanto, quem opta por uma árvore verdadeira para celebrar a quadra natalícia deverá ter cuidados redobrados para evitar um incêndio.

Os cuidados preventivos começam mesmo antes de a árvore chegar a casa: recomenda-se a escolha de "uma árvore com agulhas frescas e verdes que não caiam com o toque", explica o VOST Portugal, um grupo de "Voluntários Digitais em Situações de Emergência" que criou e partilhou no Twitter uma lista de recomendações para festejar o Natal em segurança.

Nessa lista, "uma adaptação das recomendações da National Fire Protection Association" (dos EUA), o grupo relembra que o pinheiro natural deve ficar a "pelo menos 90 centímetros de distância de qualquer fonte de calor" e não pode obstruir nenhuma saída.

Até aqui, tudo "normal", mas há uma recomendação de que muito pouca gente se lembra: é preciso hidratar a árvore, que deve ser regada diariamente.

No que diz respeito à iluminação, as luzes escolhidas devem ter sido testadas em laboratório e não devem apresentar nenhum foco partido ou conexões soltas. Saiu de casa ou foi dormir? Então convém "apagar" a árvore. Usar velas acesas na árvore é também, claro está, muito pouco recomendado.

Finda a quadra, a árvore usada não deverá permanecer em casa, devendo ser reciclada para evitar um incêndio quando já estiver seca. As luzes devem ser arrumadas e bem acondicionadas, mesmo as de exterior.

Via Twitter, o grupo relembra ainda que "os cuidados a ter, no que diz respeito a proximidade com fontes de calor e estado das iluminações, também são válidos" para árvores de plástico e que "um em cada três incêndios em árvores de natal é causado por problemas elétricos".

"Os incêndios em árvores de natal não são comuns, mas os poucos que há são bastante sérios", salienta o grupo, que deixa como "prova" um vídeo da National Fire Protection Association onde é possível ver a velocidade a que se propaga o fogo com origem num pinheiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+