Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump vai formalizar saída tratado de livre comércio da América do Norte

02 dez, 2018 - 17:31

Tratado de Livre Comércio da América do Norte "foi um desastre para os Estados Unidos", afirmou o Presidente americano este sábado. Donald Trump quer, assim, pressionar o Congresso a aprovar a versão renovada do acordo.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos anunciou que vai ordenar a retirada do país do Tratado de Livre Comércio da América do Norte para pressionar o Congresso a aprovar a versão renovada do acordo.

Donald Trump falava, no sábado, aos jornalistas a bordo do avião Air Force One, durante a viagem de regresso de Buenos Aires, onde participou na cimeira do G20, para Washington.

"Em breve, vou pôr fim formalmente ao NAFTA [Tratado de Livre Comércio da América do Norte]. Foi um desastre para os Estados Unidos", afirmou.

Na capital argentina, o novo acordo entre os Estados Unidos, México e Canadá foi assinado, na sexta-feira, por Trump, o Presidente cessante do México, Enrique Pena Nieto, e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.

Trump explicou que com esta medida terá início um processo de retirada do NAFTA, em vigor de 1994, de seis meses, prazo para o Congresso ratificar o novo acordo de comércio que assinou com o México e o Canadá, na sexta-feira, à margem da cimeira do G20, que juntou os líderes das 20 maiores economias do mundo, na Argentina.

O Congresso "terá uma escolha" entre o acordo EUA-México-Canadá ou voltar a situação "pré-NAFTA, o que também funcionou muito bem", destacou.

Donald Trump fez da renegociação do NAFTA um dos temas centrais da sua presidência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+