Tempo
|
A+ / A-

COP24. Líderes mundiais debatem “livro de regras” para Acordo de Paris

02 dez, 2018 - 14:49

Reunião mundial sobre o clima começa este domingo na Polónia, mas a inauguração oficial é na segunda-feira.

A+ / A-

Está aberta a COP24, a Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. Até dia 14, os líderes mundiais vão discutir várias matérias relativas ao Acordo de Paris, nomeadamente o “livro de regras”.

O objetivo deste documento é definir, com a maior transparência possível, como vão ser cumpridas as regras estabelecidas no acordo assinado em 2015 na capital francesa.

O “livro” deverá definir o modo como cada país poderá comunicar o cumprimento dos compromissos assumidos e como cada um pode rever as metas assumidas (o que deve ser feito de cinco em cinco anos). Deverá ainda indicar como deve ser feito o relatório final, onde os valores de cada país signatário irão ser comparados.

Além do “livro de regras”, os líderes mundiais deverão discutir, em Katowice (Polónia), a maneira de os países mais ricos ajudarem os menos desenvolvidos a adaptarem-se às alterações climáticas – estando previsto um investimento anual de 100 mil milhões de dólares até 2020.

Um outro assunto sobre a mesa é a meta de dois graus para o aquecimento da Terra até ao fim do século. O limite foi estabelecido em 2015 pelos 195 signatários, mas os especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) avançam agora que o planeta não pode aquecer mais do que 1,5 graus até ao final do século.

O relatório do IPCC vai estar em discussão, bem como o papel das tecnologias e dos cidadãos na luta contra as alterações climáticas.

De acordo com a agenda da 24.ª Conferência de Partes (COP24), este domingo começam os primeiros encontros plenários. Na segunda-feira, ocorre a cerimónia de abertura oficial do encontro.

A conferência junta os representantes das partes da UNFCCC e é organizada pela Polónia pela terceira vez, juntando na fase final, entre 11 e 14 de dezembro, líderes de vários países.

Portugal estará representado oficialmente pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes. Ambientalistas e especialistas em alterações climáticas portugueses participam também na COP24.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+