Tempo
|
A+ / A-

Euro 2020

Ucrânia: seleção com dedo de Paulo Fonseca

02 dez, 2018 - 12:48

Adversário de Portugal no apuramento para o Euro 2020 tem como base o Shakhtar Donetsk, do treinador português.

A+ / A-

A Ucrânia foi a segunda equipa selecionada para o grupo B de qualificação para o Euro 2020, o de Portugal.

Trata-se de uma seleção cuja base é o Shakhtar Donetsk, do português Paulo Fonseca. Por exemplo, cinco dos 11 jogadores utilizados na vitória (1-0) frente à República Checa, no último jogo da fase de grupos da Liga das Nações, pertencem ao campeão ucraniano: o guarda-redes Pyatov, o central Rakitskiy, o lateral Matvienko, o médio Stepanenko e o avançado Marlos, que é brasileiro naturalizado ucraniano. O selecionador é Andriy Shevchenko, histórico goleador e vencedor da Bola de Ouro.

A Ucrânia não se qualificou para o Mundial 2018, contudo, esteve na fase de grupos do Euro 2016, em França. No entanto, não passou daí: ficou no último lugar, atrás de Alemanha, Polónia e Irlanda do Norte.

O histórico de confrontos com a seleção portuguesa, que só defrontou os ucranianos por duas vezes, ambas referentes à fase de qualificação para o Mundial 1998, é neutro. Portugal perdeu por 2-1 em Kiev, mas ganhou por 1-0, com golo de Fernando Couto, no Estádio das Antas. Apesar disso, a equipa das "quinas" não conseguiu apurar-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+