Tempo
|
A+ / A-

França admite decretar estado de emergência para travar violência

02 dez, 2018 - 09:43

“Os culpados desta violência não querem mudanças”, diz o Presidente francês, que convocou para este domingo uma reunião de urgência na sequência dos protestos dos "coletes amarelos".

A+ / A-

Veja também:


O Governo francês diz-se chocado com a violência que tomou conta de Paris, sobretudo no sábado. “O que se passou hoje em Paris não tem nada a ver com a expressão pacífica de uma cólera legítima”, defendeu o Presidente Emmanuel Macron no sábado, numa comunicação aos jornalistas.

Em Buenos Aires, onde participa na conferência dos G20, Macron afirmou que “nada justifica o ataque às forças policiais, que o comércio seja pilhado, que os edifícios públicos e privados sejam incendiados, que os jornalistas sejam ameaçados ou que o Arco do Triunfo seja corrompido”.

Depois de um sábado de extrema violência e fortes confrontos em Paris, o chefe de Estado francês conclui que “os culpados desta violência não querem mudanças, não querem qualquer melhoramento, querem o caos”.

Convocou, por isso, para este domingo uma reunião de emergência e tudo está em aberto. À mesma mesa vão sentar-se, além do Presidente, o primeiro-ministro e ministro do Interior.

O objetivo é travar os conflitos entre polícias e civis de coletes amarelos. Nesta altura, está tudo em aberto em França, incluindo o estado de emergência – como admitiu, na última noite, o ministro do Interior, Christophe Castaner, em declarações à BFM TV.

“Tudo o que possa garantir a segurança de pessoas e bens será bem-vindo. Não tenho tabu sobre isso. Estou pronto para assistir a tudo, depois de ter assistido ao vandalismo contra carros e contra o comércio”, afirmou.

O país tem assistido aos piores confrontos da última década, com milhares de pessoas nas ruas a lançar o caos. Há lojas, caixotes do lixo e viaturas incendiadas.

Só no sábado, foram detidas 400 pessoas e mais de 100 ficaram feridas. Protestam contra o aumento do preço dos combustíveis e o alto custo de vida no país.

A instabilidade interna obrigou Emmanuel Macron a adiar a partida para a Polónia, onde arranca este domingo a reunião mundial sobre o clima – COP24.

"Coletes amarelos" causam caos em Paris em terceiro dia de protesto
"Coletes amarelos" causam caos em Paris em terceiro dia de protesto
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    02 dez, 2018 Lisboa 13:52
    A "expressão pacífica duma cólera legítima" geralmente, não leva a lugar nenhum. Tal como cá durante os tempos da Troika e da ditadura PSD-CDS-Cavaco Silva, quando se pediam mais manifestações da CGTP e do PCP que eram consideradas "muito uteis como válvula de escape, para dissipar a raiva das pessoas". Ou seja, depois da gritaria, business as usual, tudo como dantes, quartel-general em Abrantes. É a típica falência das instituições e da falta de coluna vertebral, do distanciamento entre eleitores, e eleitos mentirosos, que uma vez no poleiro, defraudam as expectativas de quem votou neles. E como isto dos políticos funciona em circuito fechado e as instituições estão desmoralizadas e desacreditadas, o que resta a quem leva com o chumbo grosso, senão a acção direta? E demos graças de por cá, ainda haver uma CGTP e PCP, que mal ou bem, dão um simulacro - que não é mais do que isso, mas as pessoas vão acreditando - um simulacro, de voz e representação a quem nada tem, nem voz nem representação. É que se não, apesar duma população envelhecida e rendida ao conformismo, bastaria aparecer um populista que soubesse manobrar, para haver problemas. As claques de futebol são meia-dúzia e poem a policia à rasca, imaginem uma população a revoltar-se e não apenas com desobediência civil "pacífica"...?

Destaques V+