Tempo
|
A+ / A-

(1924-2018)

Morreu George Bush

01 dez, 2018 - 09:07

O 41º Presidente dos Estados Unidos morreu na sexta-feira à noite (madrugada de sábado em Lisboa), cerca de oito meses depois da sua mulher, Barbara Bush.

A+ / A-
Do fim da Guerra Fria ao início da Guerra do Golfo, o perfil de George Bush
Do fim da Guerra Fria ao início da Guerra do Golfo, o perfil de George Bush

Morreu George H.W. Bush, Presidente dos Estados Unidos entre 1989 e 1993 e pai de George W. Bush, que também foi Presidente. “George pai”, como também era conhecido, tinha 94 anos.

O anúncio foi avançado pelo porta voz da família. Bush morreu pouco depois das 4h00 deste sábado, 22h00 no Texas (EUA).

George H. W. Bush foi o 41º Presidente dos Estados, pai do 43º e o Presidente norte-americano que viveu mais anos.

O início da Presidência ficou marcada por questões internacionais, como a dissolução da União Soviética e o afastamento do ditador do Panamá, Manuel Noriega, através das tropas norte-americanas.

Mas o que verdadeiramente marcou o seu mandato foi a resposta a Saddam Hussein, então Presidente iraquiano, que em agosto de 1990 decidiu invadir o vizinho Kuweit, rico em petróleo.

George Bush liderou a coligação para expulsar o invasor iraquiano e a investida foi considerada como um grande sucesso presidencial. Foi depois o filho, George W. Bush, que acabou por derrubar Saddam.

Das frases que mais marcaram o mandato de “Bush pai”, destaque para “leiam os meus lábios” – uma frase proferida logo no discurso de aceitação, referindo-se a novos impostos, algo que recusava.

A verdade é que foi a sua política económica que o fez perder as eleições seguintes para Bill Clinton.

Seguiu-se na Casa Branca “Bush filho”. George Bush viveu para ver George W. Bush ser eleito duas vezes para a Presidência – um feito só alcançado, na história dos EUA, por John Adams (pai) e John Quincy Adams (filho).

Uma vida dedicada à política

George H. W. Bush nasceu no estado de Massachusetts, numa família abastada.

Após o ataque a Pearl Harbor, em 1941, adiou sua ida para a faculdade e alistou-se na Marinha aos 18 anos, tornando-se o mais novo piloto até aquele momento na instituição.

Combateu na Segunda Guerra Mundial e foi isso que o acabou por levar para a política.

Antes de ser Presidente, foi embaixador nas Nações Unidas, diretor da CIA e vice-presidente de Ronald Reagan, durante dois mandatos.

Em 1988, venceu as eleições, tornando-se o primeiro vice-presidente a chegar à Casa Branca em 152 anos.

Já depois da saída da vida política ativa, e até com o filho na Presidência, foram frequentes os discursos de apoio de “Bush pai”, não só ao filho como a causas sociais, chegando mesmo a aparecer ao lado de democratas como Bill Clinton – exemplo disso foi a campanha para ajudar as vítimas do furacão Katrina.

Em 2011, foi homenageado com a medalha presidencial da Liberdade, pelo Presidente Barack Obama.

Em abril deste ano, ficou viúvo de Barbara Bush, com quem foi casado durante 73 anos. Bush e Barbara protagonizaram o casamento presidencial mais duradouro da história dos Estados Unidos.

George H. W. Bush morreu esta madrugada, aos 94 anos, na casa de sua família em Kennebunkport, no Maine. Sofria de Parkinsonismo, uma forma da Doença de Parkinson e estava a ser tratado no hospital com sintomas de hipotensão.

Tornou-se o ex-presidente mais velho da história do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+