Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pacto comercial UE-Mercosul não vai avançar se Bolsonaro rasgar Acordo do Clima

30 nov, 2018 - 14:42

Aviso foi feito pelo Presidente francês na véspera da cimeira do G20, que começou esta sexta-feira em Buenos Aires.

A+ / A-

Leia também:


O Presidente de França, Emmanuel Macron, avisou que recusará assinar um acordo de comércio entre a União Europeia (EU) e o Mercosul se o Brasil sair do Acordo de Paris, relativo às alterações climáticas.

A posição foi assumida esta quinta-feira, após uma reunião com o Presidente da Argentina, Maurício Macri, em Buenos Aires, onde líderes mundiais se reúnem a partir desta sexta-feira para participar numa reunião do G20 (grupo das 20 economias mais industrializadas do mundo).

O Presidente francês foi questionado pela imprensa sobre o andamento das negociações entre a UE e o Mercosul (bloco económico fundado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai), em discussão há quase 20 anos.

"Como a Argentina, a França tinha limites, especialmente em questões agrícolas. Conseguimos encontrar compromissos e fizeram progressos, mas espero que essas discussões integrem todas as nossas ambições. Assumimos compromissos no âmbito do Acordo de Paris sobre o aquecimento global", disse ele.

Mas "dentro do Mercosul, uma grande mudança política ocorreu no Brasil e do lado do Mercosul uma pergunta é feita sobre o impacto que essa mudança terá", disse, referindo-se à eleição de Jair Bolsonaro (extrema-direita), que será Presidente do Brasil a partir de 1 de janeiro de 2019.

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro sugeriu que o Brasil poderia sair do Acordo de Paris, como fizeram os Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump. O futuro Presidente brasileiro também anunciou que não é um grande defensor do Mercosul ou do multilateralismo.

"Não sou a favor de assinar acordos comerciais amplos com poderes que tenham anunciado que eles não respeitarão o Acordo de Paris", advertiu Macron.

"Por uma simples razão: peço aos meus trabalhadores, aos meus agentes econômicos que façam esforços para se adaptar ao Acordo de Paris, às vezes é difícil, são sacrifícios", comentou.

"E do outro lado, se nós assinamos acordos comerciais com países que dizem abertamente que não há problema de mudança climática, que não fará esforços, nunca vamos seguir em frente. Independentemente disso, espero que possamos avançar com a Argentina, que está num caminho muito claro em questões económicas e ambientais", frisou o chefe do Estado francês.

Em dezembro de 2017, durante a cúpula da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Buenos Aires, diplomatas sul-americanos disseram que um acordo entre a União Europeia e o Mercosul era iminente. Um ano depois, o desenrolar dessa negociação ainda está em suspenso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    02 jan, 2019 11:20
    O comentador "Manel" tem razão na primeira parte do comentário (e os cidadãos do primeiro mundo deveriam exigir que os seus líderes deixassem de estar de rabinho voltado para o criminoso Trump) mas não tem razão na segunda parte. Trump e Bolsonaro não vão unir as Américas. Acontece que a maioria do povo americano nem sequer votou em Trump e os povos latinoamericanos são geralmente menos burros que o povo brasileiro. E eu não sou xenófobo, baseio-me em factos. Se um povo elege alguém como Bolsonaro, só pode ser burro.
  • Manel
    30 nov, 2018 Lisboa 18:17
    Não percebo o comentário-TRUMP saiu do acordo climático,do nuclear do IRAO,comité direitos humanos , está na eminencia de abandonar OMC,apoia ARABIA SAUDITA e ISRAEL e EU/Macron não corta relações comerciais e outras com EUA???TRUMP e BOLSONARO vao unir as américas e quero ver MACRON manter posição.França estaá em queda livre e a falar alemão.

Destaques V+