Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurostat

Carga fiscal aumentou em Portugal, mas continua abaixo da média europeia

28 nov, 2018 - 13:17 • Sandra Afonso , José Carlos Silva

Dados são relativos a 2017. Governo prevê nova subida em 2018 seguida de uma descida no próximo ano.

A+ / A-

A carga tributária em Portugal aumentou, mas continua abaixo dos impostos cobrados em Itália e na Grécia. Os dados são do Eurostat, relativos ao peso dos impostos e contribuições sociais até 2017.

Em Portugal, aponta o gabinete de estatísticas da União Europeia, os impostos aumentaram três décimas no última ano, para 36,9%. Segundo o Governo, a carga fiscal deverá voltar a aumentar ligeiramente em 2018, prevendo-se uma descida em 2019.

Apesar da subida registada no ano passado, Portugal continua abaixo da média europeia, que em 2017 se situou nos 40,2% e que, nos países da Zona Euro, foi ainda maior, ultrapassando os 41%.

Com mais de 48%, França é o país da UE com maior carga fiscal, seguido da Bélgica e da Dinamarca. O valor mais baixo de impostos cobrados dentro do bloco europeu pertence à Irlanda.

À Renascença, o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro ressalta que os impostos em Portugal são exagerados, sobretudo por não se ver para onde vão.

"Os impostos em Portugal são extremamente elevados, por várias razões. A primeira é que o imposto devia ter, por outro lado, o serviço ou os bens e nós temos muito poucos serviços do Estado e relativamente à utilização [das contribuições em bens como] autoestradas e múltiplas outras coisas pagamos imenso. Não há uma contraprestação, nós quase que deitamos o dinheiro para uma espécie de saco sem fundo."

Sobre Portugal estar abaixo de países como a Grécia e Itália, o especialista tributário aponta que os dados são compreensíveis e que a diferença devia ser ainda maior.

"O facto de estarmos abaixo de Itália tem toda a razão de ser e devia ser muitíssimo abaixo de Itália, porque os impostos têm a ver com o rendimento disponível. Ora um italiano tem um rendimento disponível muito mais elevado que um português, por isso se pagar um bocadinho mais de imposto não é grave para ele."

Na mesma entrevista à Renascença, Tiago Calado Guerreiro destaca que seria positivo se o Estado aumentasse temporariamente os impostos para corrigir as fragilidades económicas. Contudo, o fiscalista argumenta que tal seria impossível em Portugal, uma vez que o Estado é apenas um sorvedouro de dinheiro.

"O nosso Estado quanto mais impostos recebe mais gasta. Não há uma poupança, não há uma diminuição, por exemplo, vertical e intensa da dívida pública, não há nada dessas coisas que se poderiam transformar em melhorias da qualidade de vida das pessoas. O Estado, de cada vez que arranja dinheiro, arranja mais despesas para o gastar, é uma tendência natural do nosso Estado, e por isso quanto mais impostos tivermos mais vamos pagar."

[Atualizado às 17h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário
    28 nov, 2018 coimbra 15:38
    Esqueceu-me de dizer que perante estes BANDALHOS com certeza os ordenados dos ESCRAVOS em Portugal está ACIMA DOS RESTANTES ESTADOS DO GANGUE DA UNIÃO EUROPEIA.
  • otário
    28 nov, 2018 coimbra 15:30
    Só porque estamos abaixo da Itália e da Grécia já somos uns felizardos !!!!!!!!!!!!!!!! Então e os outros vinte e cinco ? Pois claro, tal como a Itália e a Grécia perante os outros Estados nós só estaremos bem quando passarmos a ter direito a uma farda para vestir anualmente, vivermos em barracas e a termos direito a umas senhas de racionamento por mês para a alimentação; passarmos a limpar o olho do cu a folhas de jornal se as tivermos ou a pincelarmos as paredes das casas de banho com os dedos e a caca . Em criança, no tempo da Segunda Guerra Mundial, ouvia dizer que o Hitler para alem de acabar com os Judeus também queria tirar a VERGA aos Portugueses, mas vá lá, safamo-nos , mas pelo que se vai vendo este XUXALISMO e democracia de agora só se vai sentir feliz quando nos levarem ao estado idêntico do Biafra, etc..

Destaques V+