Tempo
|
A+ / A-

Deputados aprovam descida do IVA nas touradas e festivais de verão

28 nov, 2018 - 00:03

Todos os espetáculos culturais em recintos fechados ou ao ar livre vão pagar uma taxa mínima de 6%, incluindo festivais de verão e cinema.

A+ / A-

Após uma longa maratona de votações desce para 6% o IVA das touradas, mas também o dos espetáculos ao ar livre e o do cinema. Foram aprovadas as propostas do PSD, CDS e PCP, que abrangiam todos os espetáculos e que tiveram votos contra do PS e do Bloco de Esquerda.

Foi ao fim de mais de oito horas do segundo dia de votações na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) que chegou o momento de um dos temas mais polémicos das últimas semanas ser votado.

O PSD e o CDS-PP alteraram as suas propostas iniciais, passando a ter uma redação igual à do PCP, e as três foram votadas conjuntamente, descendo a taxa do IVA para o mínimo não só nas touradas, como nas entradas em espetáculos de canto, dança, música, teatro, cinema e circo, apesar dos votos contra do PS e do BE.

Com esta votação, a partir do próximo ano, todos os espetáculos culturais em recintos fechados ou ao ar livre, como os festivais de verão, e também o cinema, vão pagar uma taxa mínima de 6%.

Já a proposta de alteração do PS - contrária à do Governo que defende as touradas nos 13% - que fixava o IVA na taxa mínima para "entradas em espetáculos de canto, dança, música, teatro, tauromaquia e circo realizados em recintos fixos de espetáculo de natureza artística ou em circos ambulantes" foi rejeitada, tendo tido o voto a favor apenas dos socialistas e os votos contra de todas as bancadas.

Em todas estas propostas "excetuam-se as entradas em espetáculos de caráter pornográfico ou obsceno, como tal considerados na legislação sobre a matéria".

A descida do IVA das touradas para a taxa mínima de 6% pode ser considerada uma derrota para o Governo.

Durante o debate do Orçamento do Estado na especialidade, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, rejeitou o corte e afirmou: "a tauromaquia não é uma questão de gosto, é uma questão de civilização".

A posição do Governo foi critica pelo histórico socialista Manuel Alegre. Na resposta, o primeiro-ministro defendeu a manutenção do IVA de 13% para os espetáculos tauromáquicos.

António Costa admitiu que "o choca" a televisão pública transmitir touradas, mas que não lhe "ocorre proibir" essa transmissão, defendendo a liberdade de cada um.

A polémica subiu de tom quando o Partido Socialista anunciou que, contrariando a ministra da Cultura, iria apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento para incluir a tauromaquia no conjunto de espetáculos culturais que terão uma redução do IVA para 6%. O que acabou por se confirmar.

Polémica da noite

A tensão escalou com as propostas da esquerda sobre a descida do IVA da eletricidade. PCP, Bloco e Verdes queriam alargar a potência contratada para além do que é definido pelo Governo, mas a presidente da Comissão de Orçamento e Finanças decidiu que não podiam ser votadas porque ultrapassavam o âmbito da autorização legislativa que o executivo pedia ao parlamento.

O PCP acusou a social-democrata Teresa Leal Coelho de irresponsabilidade. O PSD respondeu que os comunistas queriam apenas fazer o número político, sabendo que as propostas não podiam ser aceites.

A noite de votações deu para coligações de todos os tipos.

O fim do adicional ao Imposto sobre os combustíveis foi chumbado pela esquerda.

PCP e Bloco uniram-se à direita para chumbar as tributações autónomas nos carros de serviço que o Governo queria agravar.

O PSD entrou em cena para travar a atualização dos escalões de IRS, como pretendiam CDS, PCP e Bloco. A abstenção dos social-democratas ajudou o PS nesta matéria.

Já quanto às mais-valias imobiliárias, só o PS conseguiu aprovar dois projetos: os do PSD e do Bloco de Esquerda ficaram pelo caminho.

Os deputados aprovaram ainda a integração de três novas vacinas no Plano Nacional de Vacinação: da meningite B, do rotavírus e do HPV para os rapazes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    28 nov, 2018 aveiro 18:54
    Conclusão......vai ficar mais barato , ver torturar um Animal com 6% de IVA , que ligar um aquecedor em casa para não morrer de frio com IVA a 23 % . É Lógico na tola destes Srs. e Sras. Deputadas que a Saúde e o Bem Estar , dos menos endinheirados é menos importante que o Lobby do Negocio dos Espectáculos , com as dificuldades que a grande maioria dos Portugueses vivem ou sobrevivem , toda esta classe Politica mostra o que realmente vale !!!!!.............Governa-se, não Governa !
  • 28 nov, 2018 aldeia 11:24
    Estes deputados perdem tanto tempo com birrinhas como esta,e coisas muito mais importantes para o povo,como baixar o iva da electricidade,da água,do gás,a s taxas e taxinhas dos combustíveis etc......NADA,não pensam no povo,não há duvida que é preciso uma mudança de politica,de políticos e até as leis do parlamento devem ser vistas e revistas,para não continuar a vergonha de deputados que não estão fisicamente mas vtam,ganham a ida ao parlamento,uns votam pelos outros.....etc.....
  • Luis
    28 nov, 2018 Lousã 11:01
    Que bom, agora é que os portugueses vão viver "à grande e à francesa".
  • Aprendam a dar notíc
    28 nov, 2018 10:35
    Qual foi o sentido de voto do PAN?
  • José Cruz Pinto
    28 nov, 2018 ILHAVO 07:53
    Depois deste disparate sem nome, só espero que não o estendam (caso não o tenham já feito ou, pelo menos, planeado) à praga desportiva e social do futebol profissional - profissional, sublinho.

Destaques V+