Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China vai investigar cientista que terá criado bebés geneticamente modificados

27 nov, 2018 - 13:33

O anúncio da inovação foi feito na segunda-feira e tem criado polémica. O alegado feito está ainda por confirmar.

A+ / A-

A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou esta terça-feira que vai "investigar seriamente" as declarações do cientista He Jiankui, que na segunda-feira afirmou ter criado os primeiros bebés geneticamente modificados.

O investigador alega que a causa era nobre, dado que a manipulação genética terá sido para garantir que os dois embriões tivessem a capacidade de resistir a uma futura infeção por VIH.

O anúncio está a dividir a comunidade científica. E as autoridades de saúde e ética médica da China já abriram uma investigação ao caso.

A Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul, na cidade chinesa de Shenzhen, no Sul da China, onde He Jiankui leciona, já afirmou desconhecer o projeto, adiantando que o cientista estava de licença sem vencimento desde fevereiro.

Numa carta aberta, 120 cientistas chineses consideraram a experiência uma “insanidade” e muitos especialistas em todo o mundo classificaram o trabalho de Jiankui de monstruoso e perigoso.

Em Portugal, a reação também surgiu. A professora de Bioética da Universidade Católica e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida Ana Sofia Carvalho garante à Renascença estarmos perante uma técnica de edição do genoma “muito grave”.

A especialista sublinha que estas técnicas ainda estão numa fase muito “precoce”, pelo que os riscos são “muito significativos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+