27 nov, 2018 - 12:28
Quatro turistas finlandeses vão ser deportados da Malásia depois de terem sido detidos, há uma semana, acusados de proselitismo.
Segundo as autoridades malaias, os turistas, dois homens e duas mulheres, entre os 27 e os 60 anos, terão distribuído diversos materiais cristãos, motivando uma série de queixas à polícia.
A Malásia é de maioria islâmica e é proibida qualquer tentativa de converter muçulmanos a outra religião. Os próprios muçulmanos também estão impedidos de adotar outra fé, ou de renunciar simplesmente à sua, embora o mesmo não se aplique a outras religiões.
Não se sabe ao certo a que grupo pertencem os cidadãos finlandeses que foram detidos, mas segundo a Associated Press pelo menos um deles será membro do Joosua Missio, um grupo de jovens cristãos finlandeses que costuma distribuir material cristão em festivais de música e outros encontros de jovens.
As autoridades malaias já anunciaram que se vão queixar ao Governo finlandês e que o material apreendido, que inclui canetas e blocos de notas com versículos bíblicos, será destruído.