Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Campeões

​O bom, o mau e o feio em exibição na Baviera

27 nov, 2018 - 09:20 • José Pedro Pinto

Só o triunfo interessa ao Benfica frente ao praticamente apurado Bayern e até isso pode não ser suficiente na hora de fazer contas finais. Pontapé de saída às 20h00. Relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

A+ / A-

O Benfica está perante o tudo, o quase e até a possibilidade do nada à entrada para a quinta jornada do Grupo E da Liga dos Campeões. E o palco da "final" europeia é um local onde as águias nunca voaram alto.

Se a um Bayern Munique cujo treinador tem a cabeça no cepo o empate sela a passagem aos oitavos-de-final da Champions, o Benfica tem pela frente um cenário complicado. Mas há o bom, o mau e o feio.

O bom

Para as águias é imperativo vencer os dois últimos jogos da fase de grupos da Liga Milionária, ante Bayern (fora) e AEK Atenas (Luz), e esperar que o Ajax some apenas um ponto nos respetivos compromissos até ao final do Grupo E para seguir em frente.

O mau e o feio

Tudo o que não seja isso relega a equipa de Rui Vitória para a Liga Europa. E a ausência de quaisquer dos seis pontos que falta disputar leva também a equacionar o horizonte de uma segunda época europeia consecutiva a terminar em dezembro, caso o AEK vença os dois desafios que também lhe restam.

Para não acordar do sonho dos "oitavos" da Champions já esta noite, um Rui Vitória ainda sob forte contestação precisará certamente de aproveitar a instabilidade de um campeão alemão que segue num inesperado quinto lugar da Bundesliga e que apenas amealhou uma vitória nos últimos quatro desafios.


"Benfica também não tem jogado muito bem", recordou Kovac


Nem em casa, nem fora. Nove jogos no histórico de "Bayern-Benfica", seis vitórias para os bávaros, três empates pelo meio e zero triunfos da equipa portuguesa.

Para o ataque à história e para as consequências históricas imediatas do primeiro triunfo em Munique, Rui Vitória não conta com o suspenso Jardel nem com o lesionado Salvio. Baixas de peso, a que se juntam ainda os nomes dos também mazelados Tyronne Ebuehi e Yuri Ribeiro.


"Fundamental: união e atacar bem", apontou Rui Vitória


4x4x2 ou 4x3x3? Mesmo com o bom momento de forma de Haris Seferovic, é crível que o técnico dos vice-campeões nacionais opte por deixar Jonas solto na frente, com o auxílio dos explosivos Cervi e Rafa Silva. No meio-campo, Gabriel deve manter titularidade.

Quanto ao Bayern, Kovac está privado de James Rodríguez, Thiago Alcântara, Tolisso e Coman, todos a contas com problemas físicos. Em dúvida está Gnabry.

Renato Sanches, dando seguimento ao bom momento de forma que atravessa, a nível individual, deverá surgir no figurino inicial do técnico croata.

O Bayern Munique-Benfica arranca às 20h00 de terça-feira, na Allianz Arena, com arbitragem do italiano Daniele Orsato e com previsão de um grau negativo e neve à hora do jogo. Jogo com relato na antena da Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Liga dos Campeões: Grupo E - 5ª Jornada
Allianz Arena, Munique (Alemanha)
Árbitro: Daniele Orsato (Itália)

Equipas prováveis

Bayern Munique
Neuer; Rafinha, Sule, Boateng e Alaba; Robben, Kimmich, Renato Sanches e Ribéry; Lewandowski e Muller.
Treinador: Niko Kovac.

Benfica
Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Conti e Grimaldo; Fejsa, Pizzi e Gabriel; Rafa Silva, Jonas e Franco Cervi.
Treinador: Rui Vitória.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+