Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato dos Jornalistas. Ministra da Cultura teve "piada falhada"

26 nov, 2018 - 10:17

A presidente do Sindicato dos Jornalistas acusa a generalidade dos ministros de "parecerem esquecer que têm a tutela" da Comunicação Social.

A+ / A-

A presidente do Sindicato dos Jornalistas (SJ), Sofia Branco, considera que a ministra da Cultura teve uma "piada falhada" ao dizer que "uma coisa ótima" de estar no México "é não ver jornais portugueses".

"A ministra tentou ter piada, parece-me, mas saiu-lhe um pouco mal, sobretudo porque detém a tutela da Comunicação Social e diz, que estando no México, não pode ler jornais, quando há edições online. Uma ministra da Cultura deve estar informada.", diz Sofia Branco à Renascença.

A dirigente sindical nota, ainda, que Graça Fonseca "fez uma declaração infeliz" ao tentar "fugir a uma pergunta".

"Estava no seu direito e devia ter dito, simplesmente, que não queria responder à pergunta. É algo que não se vê acontecer muito, por poder parecer politicamente incorrecto, mas lembro que as fontes têm direito a não responder a perguntas de jornalistas", sublinha a presidente do SJ.

Sofia Branco considera que a ministra Graça Fonseca "esqueceu-se" de que tutela o setor, à semelhança do que aconteceu com "os ministros da área que a precederam".

"Sempre parecem esquecer que têm a tutela. O sindicato não concorda com uma tutela partilhada, em que a Comunicação Social está com outras áreas, que se sobrepõem sempre", diz Sofia Branco, exemplificando: "Ainda recentemente, a ministra deu uma entrevista longa em que pouco fala da Comunicação Social e, praticamente, não recebeu organismos do setor."

O SJ solicitou uma audiência "há bastante tempo", mas a reunião só foi marcada para o início de Dezembro. "Vamos apelar a que o Governo se debruce sobre a questão da sustentabilidade da Comunicação Social e gostaria muito de ver a ministra apelar à literacia mediática, ao contrário do que fez em Guadaljara", remata Sofia Branco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 26 nov, 2018 Setúbal 22:55
    Para se manter informada, não é a ler os jornais portugueses de certeza.
  • fanã
    26 nov, 2018 aveiro 18:40
    Comparado com perpétuas "Piadas Jornalísticas e varias fakes news", especialidades de algumas revistas e jornais escritas por alguns Jornalecos, e destinados a mentes fracas, amadoras de Telenovelas e Dramas de todos os géneros ; Esta "Piada" parece-me bem inocente em comparação ao que se ouve e se lê nas diversas redes de Informação, diariamente !!!!!!............
  • 26 nov, 2018 15:11
    Bem feita! Se fosse uma ministra da cultura de direita ja estava morta!
  • Filipe
    26 nov, 2018 évora 14:15
    E , tem muita razão pois os jornais que andam nas bancas em papel , tirando dois ou três mais sérios , anda tudo transformado em PornoJornaLixo , vivendo por conta das notícias da prostituição legalizada da Justiça e dos constantes crimes contra a Liberdade Democrática dos Cidadãos , espezinhando a todo o gás os Direitos de cada cidadão e daí fazer lucro . Experimente a oferecer os jornais um dia ...
  • andré
    26 nov, 2018 Portugal 13:54
    A sra do sindicato foi muito branda. Fosse outro governo e pediria a demissão. Com gente desta, coitados dos jornalistas.
  • 26 nov, 2018 12:52
    " DEVE ESTAR INFORMADA ? ", não, TEM a OBRIGAÇÃO de se INFORMAR. Peneiras e vaidade não se compram, adquire-se e DEPOIS. . . .

Destaques V+