Tempo
|
A+ / A-

Ministra da Cultura. “Uma coisa ótima de estar em Guadalajara é não ver jornais portugueses”

25 nov, 2018 - 14:34

Graça Fonseca diz não ter conhecimento da ideia, avançada por deputados socialistas, de passar a usar velcro em vez de bandarilhas nas touradas portuguesas.

A+ / A-

A ministra da Cultura, que tutela a comunicação social, diz não estar a par da ideia de transformar as touradas portuguesas em touradas à americana, com velcro no touro em vez das bandarilhas, avançada por deputados socialistas ao "Expresso".

Questionada pelos jornalistas sobre esta notícia à margem da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, Graça Fonseca afirmou: “uma coisa ótima de estar em Guadalajara há quatro dias é que não vejo jornais portugueses. Não sei, não conheço”.

A ministra preferiu dirigir a entrevista para a feira do livro em que está a participar. “Estamos num sítio extraordinário a falar de cultura portuguesa, não quero voltar a falar de touros. Hoje quero mesmo só falar de literatura e a minha tourada hoje vai ser aqui na feira de Guadalajara”, afirmou em entrevista à SIC.

Sobre a ideia de mudar as touradas em Portugal, o deputado socialista Pedro Delgado Alves explicou à Renascença que “há apenas dois deputados que estão a estudar o direito comparado e a situação na Califórnia – portanto, não há ainda um projeto – e não é um projeto do Partido Socialista, é uma iniciativa de estudo e de avaliação de uma possibilidade de realização de espetáculos tauromáticos sem haver a utilização de bandarilhas, como se faz noutros países”.

“Não é ainda um projeto, mas uma ideia que estamos a explorar”, volta a sublinhar.

Não é, mas poderá vir a ser. “Exatamente”, responde. “É importante, neste processo, ouvir as associações de um lado e do outro do debate, para garantir que tem lugar a atividade tauromática e para garantir que salvaguarda o bem-estar animal”, explica.

No fim de outubro, Graça Fonseca causou polémica ao afirmar que a tauromaquia “não é uma questão de gosto, é uma questão de civilização”.

Esta segunda-feira, o Sindicato dos Jornalistas falou numa "piada falhada" em reação às declarações da ministra da Cultura, que tutela a comunicação social.

[Artigo atualizado a 26 de novembro, às 15h40]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    26 nov, 2018 Trofa 10:15
    é a categoria de políticos que temos, estão a borrifar para o povo, querem é ir buscar os seus benefícios vitalicios
  • Helena Matos
    26 nov, 2018 coimbra 03:26
    Esta fulana ainda agora tomou posse e já tem atoardas para o currículo. De boca fechada era poeta. Qdo a abre, sai bota. Esta gente não mede as palavras. Dizer q não ouviu falar sb o assunto e q folga em estar a leste do que por cá se passa é grave. O problema é q, para além do mais, cheira a mentira, pois já não há gato sapato que não saiba da coisa. Que sentido de responsabilidade tem uma ministra q marcha para fora do país em representação do mesmo e depois tem o topete de dizer q é um must não saber nada do q se passa no ministério e nos organismos q tutela e no país q representa. Gente desta ganha aos pontos a Trump.
  • Fonte
    25 nov, 2018 Feira 19:22
    Estás enganada, a melhor coisa... É mesmo tu estares em Guadalajara!!!
  • 25 nov, 2018 17:58
    Como isto é ENGRAÇADO. No Porto, ou melhor na Cidade NORTENHA do Porto, o Sr ( ? ) Primeiro Ministro VIU apenas UMA JORNALISTA do Porto no meio de um sem número de Jornalistas de lisboa. DISSE TER FICADO ADMIRADO. No México, uma Senhora MINISTRA da cultura ficou CONTENTE em não ver jornais PORTUGUESES. Que lindo. Brilhante observação. Conheço o PAÍS de LES a lés. Conheço muitos QUIOSQUES. Leio vários Jornais diariamente. Em muitíssimos desses QUIOSQUES vejo expostos VÁRIOS JORNAIS ESTRANGEIROS, MUITOS Jornais. Costumo ler os CABEÇALHOS. A Senhora Ministra da cultura ( letra muitíssimo pequenina ) fica FELIZ por não ver JORNAIS PORTUGUESES nos Países lá de FORA. Que FELICIDADE para ela, que tristeza para mim. É o que é CHIC.

Destaques V+