Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Macron elogia coragem da polícia contra “coletes amarelos”

24 nov, 2018 - 21:48

O Presidente francês manifestou "vergonha" pela violência que marcou os protestos.

A+ / A-
Paris. Polícia trava "coletes amarelos" com gás lacrimogéneo
Paris. Polícia trava "coletes amarelos" com gás lacrimogéneo

O Presidente francês agradeceu a todas as forças de segurança pela coragem e profissionalismo durante os protestos dos “coletes amrelos”. Numa mensagem no Twitter Emanuel Macron disse que não há lugar para a violência em França.

"Obrigado às nossas forças da ordem pela sua coragem e profissionalismo. Vergonha para aqueles que os agrediram e também atacaram outros cidadãos e jornalistas ", escreveu o Chefe de Estado francês.

Nos Campos Elísios, em Paris, a polícia tentou controlar os manifestantes através do lançamento de granadas de gás lacrimogéneo, com canhões de água e perímetros de segurança.

Antes desta declaração, o palácio presidencial não tinha divulgado qualquer comentário sobre este novo dia de protesto do movimento "coletes amarelos", que exige a anulação do aumento dos impostos sobre os combustíveis e medidas para repor o poder de compra.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, falou à imprensa para denunciar os protestos violentos em vários locais de França, com 130 detenções, das quais 42 em Paris.

Segundo os últimos dados divulgados pelo governante, foram registados 106.301 manifestantes com "coletes amarelos" em toda a França, quando há uma semana eram 282.710.

A líder da frente Nacional recusa qualquer envolvimento nestes atos violentos, mas o Governo francês acusou a extrema-direita de envolvimento no protesto dos camionistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+