Tempo
|
A+ / A-

​Detetados 14 casos de sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo

21 nov, 2018 - 21:00

Direção-Geral da Saúde (DGS) fala em "dois surtos distintos" da doença.

A+ / A-
O que precisa de saber sobre o sarampo
O que precisa de saber sobre o sarampo

Veja também:


Catorze casos de sarampo foram detetados na região de Lisboa e Vale do Tejo desde o dia 8 até esta quarta-feira, dez dos quais confirmados laboratorialmente pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

"Estes casos configuram a existência de dois surtos distintos, ambos com origem em casos de doença importados de países europeus", esclarece a DGS, referindo que, "até à data, todos os casos confirmados são em adultos, um dos quais se encontra internado e clinicamente estável", sem indicar onde.

Segundo a DGS, está em curso uma "investigação epidemiológica detalhada", que inclui "a investigação laboratorial de todos os casos".

A DGS explica que o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra, e os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

"Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal", alerta ainda a DGS.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    21 nov, 2018 évora 21:11
    E daqui a uns anos , anda descontrolada a Tuberculose , Lepra e afins ... só querem poupar ... poupar e ainda dizem que as vacinas são importantes e deviam ser obrigatórias , quando o próprio Estado obriga a pagar as importantes e retira as essenciais , uma vergonha Nacional .

Destaques V+