Tempo
|
A+ / A-

Casa Comum

May com dificuldades em várias frentes

21 nov, 2018 - 19:51

As dificuldades internas de Theresa May para aprovar o esboço de acordo para o Brexit e a polémica em torno do IVA das touradas foram temas em destaque no programa Casa Comum desta semana, com o eurodeputado social-democrata Paulo Rangel e o presidente da Câmara de Lisboa, o socialista Fernando Medina.

A+ / A-
Casa Comum - Brexit e touradas - 21/11/2018

Especial atenção ao Brexit, sobretudo desde que se começou a vislumbrar um acordo entre Londres e Bruxelas. Só numa semana, vários acontecimentos: Theresa May enfrentou o próprio partido e Governo (que, apesar de algumas baixas, ainda não teve consequências de maior) e a UE, apesar de todas as cautelas, dá sinais de aceitar a versão encontrada e até talvez validá-la já no próximo domingo.

Para Paulo Rangel, até à chegada do acordo (e nestes primeiros dias), tudo está a passar-se como o eurodeputado esperava. Rangel acha que já existia um acordo técnico na prática há um mês ou mais, mas May quis ganhar tempo para tentar convencer os membros do seu Governo e os seus deputados, para conquistar mais gente para a sua estratégia de solução para o Brexit, mas, a partir do momento em que percebeu que ia ter problemas na bancada, ela arriscou (e bem) e ter uma solução para o Brexit em vez de ter um fracasso e não apresentar qualquer documento. Por outro lado, lembra o eurodeputado social-democrata, começou o processo para tentar criar uma moção de censura dentro do grupo parlamentar dos Conservadores (e no Reino Unido é a bancada que escolhe o Primeiro-ministro). Mas, para já, tudo aponta que não haja maioria que derrube Theresa May. Rangel acha que May pode sair fragilizada, mas não cairá. Resta saber, diz o eurodeputado, se vai conseguir fazer aprovar o acordo no Parlamento britânico no princípio de Dezembro. E, aí, as coisas estão mais difíceis, avisa Rangel.

Segundo o social-democrata, ha randes chances de o acordo não pasar no parlamento e May deiuxa de er coindiçõs para continuar como Primeira-ministra. Um "no-deal" terá sempre um impacto grande que pode fazer aparecer com mais força as pessoas que defendem um segundo referendo. "Instabilidade, incerteza e imprevisibilidade são as palavras de ordem para as próximas semanas, mas convém que a UE aprove o documento", afirma.

Para Fernando Medina, o acordo tal como está redigido é uma tremenda derrota para quem fez campanha pela saída, sobretudo Farage e Johnson. Diziam que iria parytar a imigração e não conseguem, diziam que iam ter mais verbas e não vão ter, e prometiam melhores acordos comerciais para o Reino Unido, mas o Mundo não se mostrou muito interessado no mercado britânico.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+