Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ataque a Alcochete. Juiz mantém 38 suspeitos em prisão preventiva

21 nov, 2018 - 14:40

No despacho do juiz de instrução, a que a Lusa teve acesso, lê-se que o Sporting foi constituído assistente do processo e que os motivos para a aplicação da medida de coação mais gravosa se mantêm.

A+ / A-

O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decidiu manter em prisão preventiva os primeiros 38 suspeitos detidos na investigação ao ataque à Academia do Sporting, em Alcochete, segundo avança a Lusa.

No despacho a que a agência teve acesso, o juiz Carlos Delca revela que o Sporting foi constituído assistente do processo e que os motivos para a aplicação da medida de coação mais gravosa se mantêm.

"Resultam inalterados os pressupostos de facto e de direito que determinaram a sujeição dos arguidos a prisão preventiva, pelo que não é necessário proceder à audição dos mesmos", lê-se no documento.

O Ministério Pública imputa a estes arguidos, que terão participado diretamente no ataque, a coautoria de crimes de terrorismo, 40 crimes de ameaça agravada, 38 crimes de sequestro, dois crimes de dano com violência, um crime de detenção de arma proibida agravado e um de introdução em lugar vedado ao público.

Os factos remontam a 15 de março, quando 40 adeptos encapuzados, alegadamente afetos ao Sporting, invadiram o centro de treinos do clube e agrediram jogadores e equipa técnica.

Além dos 38 suspeitos em prisão preventiva, são arguidos no processo Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, e Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação aos adeptos.

Bruno de Carvalho está acusado de 40 crimes de ameaça agravada, 19 de ofensa à integridade física qualificada, 38 de sequestro e um de detenção de arma proibida, o que perfaz um total de 98, assim como crimes que são classificados como terrorismo, embora não quantificados.

Os mesmos crimes são imputados a Mustafá e a Bruno Jacinto. Mustafá está ainda acusado de um crime de tráfico de droga.

Ao contrário de Bruno de Carvalho e Mustafá, que estão em liberdade com termo de identidade e residência, Jacinto está em prisão preventiva desde 9 de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+