Tempo
|
A+ / A-

Parque Escolar. Suspeitas de corrupção motivam dezenas de buscas

21 nov, 2018 - 08:05

Empresa pública criada por José Sócrates terá gerado milhões em luvas na remodelação de 15 escolas.

A+ / A-

A suspeita de subornos milionários na empresa pública Parque Escolar estão na mira das autoridades. A Polícia Judiciária fez dezenas de buscas a casas particulares e a empresas na terça-feira.

Segundo o “Correio da Manhã”, em causa estão obras em 15 escolas remodeladas no Governo de Sócrates. Entre elas está o liceu Passos Manuel, em Lisboa, onde a remodelação derrapou cinco milhões.

As autoridades suspeitam de vários casos de subornos por parte de empreiteiros a altos responsáveis da Parque Escolar, criada em 2007 para modernizar 332 escolas secundárias.

Muitos foram constituídos arguidos, uns por corrupção passiva (decisores públicos) e outros por corrupção ativa (empreiteiros), tendo em conta a forma como se concertaram para viciar as regras da contratação pública.

O programa da Parque Escolar começou por ser avaliado em 940 milhões de euros, mas após três anos já correspondia a 3,2 mil milhões de euros, de acordo com o relatório do Tribunal de Contas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+