Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UNICEF pede medidas para contrariar desigualdades entre as crianças portuguesas

20 nov, 2018 - 09:00

No Dia Universal dos Direitos da Criança, o Fundo das Nações Unidas para a Infância promove a campanha #goblue.

A+ / A-

Para assinalar Dia Universal dos Direitos da Criança, esta terça-feira, a UNICEF promove um encontro com a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, magistrados, crianças e jovens, para debater os direitos das crianças.

Em Portugal, cerca de 20% das crianças estão em risco de pobreza. São 368 mil num universo de dois milhões no país. "São muitas crianças que vivem numa família pobre ou em contextos que podem facilmente passar a contextos de pobreza", disse Beatriz Imperatori, diretora executiva da UNICEF em Portugal, na Manhã da Renascença.

"Infelizmente, a tendência de hoje é o acentuar das diferenças. Isto é, todos aqueles que nascem num ambiente com mais possibilidades vão ter mais sucesso e mais autonomia e todos aqueles que nascem em meios com menos recursos vão ter mais dificuldade no acesso à educação e a oportunidades de emprego", constata.

Beatriz Imperatori destaca algumas políticas públicas que podem ajudar a contrariar esta tendência, como a universalidade do pré-escolar, o acompanhamento das crianças para que não haja desistências, até ao primeiro emprego. "O trabalho com as crianças não acaba no 12º ano ou aos 18 anos, o fundamental é garantir que crescem bem e ganham oportunidade de acesso ao primeiro emprego que lhes vai dar autonomia financeira", sustenta.

Usar azul pelas crianças

Este ano, o Fundo das Nações Unidas para a Infância promove a campanha #goblue que pretende sensibilizar as escolas, as empresas e os indivíduos para a importância de todas as crianças terem acesso à educação em segurança para atingir o seu máximo potencial. Também foi lançada uma petição para lembrar os líderes mundiais que os direitos das crianças devem estar no topo das suas agendas.

Por todo o mundo, as pessoas são desafiadas a usar uma peça de roupa ou um acessório da cor azul e ainda de usarem esta cor nas suas redes sociais. Para além disso, edifícios icónicos serão iluminados de azul como a Ópera de Sidney, na Austrália, a Torre Galata em Istambul, na Turquia, e o Empire State Building em Nova Iorque, Estados Unidos.

A UNICEF anunciou ainda que a atriz britânica Millie Bobby Brown é a mais recente embaixadora da Boa Vontade da agência. Brown tem 14 anos e torna-se assim a Embaixadora mais jovem de sempre.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+