Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha ameaça reprovar pré-acordo do Brexit por causa de Gibraltar

19 nov, 2018 - 16:10 • Tiago Palma

"Queremos que fique claro que as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia não se aplicam a Gibraltar", explicou esta segunda-feira o ministro dos Assuntos Exteriores espanhol. Este território britânico localizado no sul de Espanha é desde há muito um foco de tensão diplomática entre os dois países.

A+ / A-

O acordo final de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) inclui três protocolos sobre questões fronteiriças: um sobre a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, outro sobre as bases militares britânicas em Chipre e o último sobre a questão de Gibraltar, território britânico localizado no sul de Espanha que tem sido um foco de tensão (Espanha vem reclamando a soberania de Gibraltar) entre os dois países nos últimos largos anos.

O responsável da UE pelas negociações do Brexit, Michel Barnier, chegou mesmo a reunir-se em setembro com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, estando na agenda a questão de Gibraltar, nomeadamente o que surgiria no texto do acordo de saída quanto ao estatuto fiscal do território (que não aderiu às regras da União Europeia em matéria de impostos) ou à fronteira terrestre (Espanha pretende um acordo de utilização partilhada do aeroporto internacional de Gibraltar, por exemplo).

As negociações, quer as intermediadas pela UE, quer as bilaterais, pareciam correr no sentido do acordo. Até que esta segunda-feira tudo se precipitou.

O Governo de Espanha fez saber através do ministro dos Assuntos Exteriores, Josep Borrell, que mantém reservas quanto ao acordo, alertando que falta “clareza jurídica” em relação ao estatuto de Gibraltar.

“A interpretação tem que ser clara. A negociação sobre a relação futura da União Europeia com o Reino Unido é distinta da negociação sobre Gibraltar”, afirmou Borrell, em Bruxelas, à margem de uma reunião.

O responsável pela diplomacia espanhola argumentou que o problema principal reside no artigo 185 do acordo de saída do Reino Unido, uma disposição que “surgiu da noite para o dia” na semana passada e à qual o Governo espanhol pretende introduzir alterações.

“Queremos que fique claro na interpretação desse texto que as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia não se aplicam a Gibraltar, que o que se negoceia entre o Reino Unido e a União Europeia tem um âmbito territorial que não inclui Gibraltar”, sublinhou Borrell.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+